sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CONFISSÕES DE UM JOVEM PREGADOR




CONFISSÕES DE UM JOVEM PREGADOR - Por Ev. Carlos Emael


Nasci para o Altar! A Bíblia é minha ferramenta, arma! Decido-me pelas verdades de Deus. Não dobrarei minha consciência a nada a não ser as escrituras. Pregarei com graça, unção, paixão e intensidade. Darei o meu melhor sempre. Não pregarei visando o sucesso, porque não fui chamado para tal, mas para ser fiel. Se a fama ou o aplauso dos homens vier ,depositarei aos pés da cruz. Nunca trocarei o púlpito pelo trono, porque ecoa em minha alma o conselho de Spurgeon ao seu filho: "Se Deus te chamar para o ministério, nunca se rebaixe ao ponto de ser Rei de qualquer nação."

Sei que a Pregação é uma tarefa para maduros, quando olho para as páginas da história contemplo uma galeria de homens nobres. Faço parte da tradição de Crisóstomo, Agostinho de Hipona, Calvino, Lutero, Zwínglio, Savonarola, John Huss, John Knox, John Wesley, Jonathan Edwards, Moddy, Whithifield, Supurgeon, Martir Loyld Jones e tantos outros. Me inspiro na história desses gigantes do púlpito. Abalaram Reinos, Colocaram Reis de Joelhos, impactaram gerações e ganharam multidões para Cristo somente com o ministério da Palavra.

Creio no poder da Pregação. Acredito que uma só mensagem, pregada com unção e inspiração pode gerar um reavivamento nacional. Nunca me envergonharei do Evangelho mesmo em meio a uma sociedade secularizada e uma igreja adormecida.

Prego desde meus 14 anos. Em minha adolescência, vibrei lendo e ouvindo acerca das cruzadas de Bernard Johnson, cresci ouvindo Pastor Luiz Antônio, Gilmar Santos e Gesiel Gomes, não me envergonho de afirmar que fui influenciado por muitos pregadores "Gideônicos". Apreciei o ministério de tantos outros servos de Deus, Meu Pai sempre foi o meu maior referencial no Ministério, como também meu pastor presidente. Hoje posso dizer fui influenciado por eles, mas desenvolvi meu próprio estilo. Aprendi que a pregação é a "verdade através da personalidade".

Eu decidi:

Beber da fonte dos gigantes da teologia, ler todos os comentários, mas pregarei minhas próprias reflexões. Não me intimidarei frente aos ventos da pós-modernidade. Modernizarei os métodos, usarei a tecnologia, mas, não vou comprometer o conteúdo da mensagem. Baterei o martelo na penha até que ela seja esmiuçada. Não vergarei minha consciência frente a superficialidade de nossos dias.

Não me gloriarei em nada a não ser na Cruz. Jamais deixarei que minha alma seja influenciada pelos elogios. Lembro-me de Moody grande Evangelista, que ao ser cumprimentado por uma madame na porta da Igreja, que elogiou o seu sermão respondeu: "A Senhora é segunda pessoa que me diz isso hoje" diante da indagação da dama quem era a primeira, respondeu: o diabo!

Decidi não pregar para pregadores, mas para o povo. Não me impressionarei com o aplauso das multidões, pois me basta o reconhecimento do meu pai, dos meus irmãos e todos que acreditam na minha vocação. Se Eles, que conhecem o meu caráter, não serem meus mais leias ouvintes, fracassei como pregador, mesmo que tenha o nome escrito nos anais da história.

Pegarei o meu texto e traçarei uma linha reta até a Cruz porque tenho a consciência de que, se subir ao púlpito e falar de tudo, mas não falar da Cruz, não preguei o Evangelho. Usarei todo tipo de ilustrações, farei bom uso das ciências humanas, atentarei para as regras da homilética ( a arte de pregar) e da hermenêutica ( arte de interpretar) mas por fim, mostrarei a Cruz, as feridas do Salvador e sua vitória na ressureição.

Jamais me sentirei digno de ser um pregador. Somente a graça do Salvador me permite ser. Afinal, não passo de um carteiro que entrega a carta de Deus aos homens, de um garçom que serve um prato espiritual e de um semeador que espalha sementes. Como bem disse Billy Graham: "Se Deus tirar as mãos de cima de mim, meus lábios se transformarão em barro".

Por fim, quero ser reconhecido simplesmente como um jovem que foi fiel a Deus, ao meu chamado e a minha família. Tenho a plena convicção de que os verdadeiros frutos somente serão conhecidos na eternidade! Então, naquele dia, veremos face a face o tema central de nossas mensagens: JESUS, O SENHOR, DOS SENHORES E REIS DOS REIS !

AD Campos do Jordão(SP)


Um comentário:

  1. Se és pregador e vives em ostentação( carros top de linha,mora em mansão,roupas de grif...só por exemplo),jamais tiveste estes homens de Deus do passado,como referência!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...