domingo, 3 de janeiro de 2010

BIBLIA DAKE - Parecer Dr. PAULO ROMEIRO




BÍBLIA DAKE




Muitas pessoas nos perguntam, freqüentemente, sobre uma Bíblia controvertida chamada Bíblia Dake, publicada em 2009 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), em parceria com a Editora Atos. Assim, creio que as informações mais confiáveis, em português, sobre essa Bíblia de Estudos e Referências podem ser encontradas num livro publicado pela própria CPAD, como segue abaixo:


Hank Hanegraaff. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro. CPAD. 2006.


As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.


Página 128:


“Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.


Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:


Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.


Página 278:


Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:


Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios... são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.


Tão Fácil Quanto 1-2-3


É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.


Páginas 326-327:


1. Bíblias de Estudo


Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible


Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus... vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.


Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.


Página 347:


O Credo Atanasiano, largamente usado por toda a Igreja, é um dos credos clássicos do cristianismo. Costuma se dizer que nenhuma outra declaração da Igreja primitiva estabelece, tão incisivamente, e com tanta claridade, a profunda teologia implícita na afirmação bíblica de que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo. Seu propósito primário – juntamente com o dos outros credos universalmente aceitos – era refutar as heresias que tinham surgido na Igreja. Uma das funções óbvias do Credo Atanasiano era contrabalançar visões desviadas sobre a Trindade, como por exemplo o triteísmo. O Credo Atanasiano é especialmente significativo em face do fato que os ensinos do triteísmo, anunciados pelos hereges da Igreja medieval, têm vindo novamente à superfície nos ensinos de pessoas como Benny Hinn e em publicações como a Bíblia Anotada de Dake.


BREVE HISTÓRICO DE FINIS J. DAKE


O pesquisador Les Brown relata alguns fatos importantes sobre Dake:


Finis Jennings Dake nasceu em 1902 e morreu em 1987. Seu filho Finis Junior diz que levou sete anos de constante trabalho para completar as 35 mil notas incluídas na Bíblia de 1.400 páginas. É uma teologia sistemática virtual e uma compilação dos pontos de vista e doutrinas de Dake. Dake foi ordenado pela Assembléia de Deus do Texas. Por um tempo, ele fez trabalhos evangelísticos em Oklahoma. Mais tarde, mudou-se para Zion, no Estado de Illinois, onde as coisas se complicaram depois de um escândalo que envolveu uma garota de 16 anos de idade.


O jornal Daily Tribune (Tribuna Diária) de Chicago de 27 de maio de 1936, informou que “Uma acusação formal retornada em fevereiro passado em Milwaukee, alega que no dia 23 de abril de 1935, Dake levou Emma Barelli, de 16 anos de idade, de Kenosha, de sua cidade natal para o Leste de St. Louis, com propósitos imorais” (p. 1). No dia seguinte o jornal informou que Dake deu entrada em hotéis de Waukegan, Bloomington e Leste de St. Louis com a garota sob o nome de Christian Anderson e esposa. Dake, segundo os investigadores do governo, disse que pegou a menina que estava pedindo carona na estrada e ela insistiu para que a levasse até East St. Louis, onde ele daria palestras bíblicas nas comunidades locais. Dake negou que qualquer ato imoral tivesse acontecido, dizendo: “Eu a levei até lá... mas, não houve qualquer imoralidade. Eu queria arranjar um trabalho para ela” (Jornal Chicago Daily Tribune, 28 de maio de 1936, p. 17).


Quando Dake foi levado a julgamento em fevereiro de 1937, ele se entregou à misericórdia do tribunal ao declarar-se culpado da acusação de violar a lei Mann Act (uma lei americana de 1910 que proíbe transportar menores de 18 anos de idade além das fronteiras estaduais para atividades sexuais). Ele foi sentenciado a seis meses de reclusão na Casa de Correções de Milwaukee. Dake admitiu ter trocado caricias com a garota, mas, novamente, negou que quaisquer relações impróprias tivessem ocorrido entre ele e ela. O jornal News-Sun de Waukegan informou: “Se tivesse sido declarado culpado por um processo de júri, o reverendo Dake teria sido condenado a uma sentença máxima de 10 anos numa prisão federal e uma multa de 10 mil dólares” (10/02/1937). Dake chamou a sentença de prisão de “férias” e disse que usaria o tempo de prisão para pregar aos presos e dedicar o tempo para escrever um comentário sobre a Bíblia.


As Assembléias de Deus cortaram seus relacionamentos com Dake e ele mais tarde uniu-se a Igreja de Deus em Cleveland, Tennessee. Nunca ficou claro como a sua união com a Igreja de Deus terminou, mas Dake, eventualmente, tornou-se independente de qualquer igreja (www.learntheology.com/problems_dake_bible.html. Acessado em 28/12/2009).


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Sempre que tenho oportunidade, em congressos acadêmicos ou nas conferências em geral, falo dos avanços que a CPAD tem feito na área editorial. Sinto-me honrado de ter um livro publicado por esta instituição e de colaborar com artigos quando solicitado. Meu desejo é que a CPAD continue sendo para o mundo pentecostal (que é grande), um exemplo de ética cristã e equilíbrio doutrinário na produção de literatura cristã. Infelizmente, a Bíblia Dake, que eu conheço e leio, para fins de pesquisas, desde 1980, não ajuda neste propósito. Apesar de toda a filtragem feita no processo de tradução, causou-me surpresa a CPAD publicá-la. Entretanto, quero ajudar no que for preciso para que a CPAD continue sendo um porto seguro no campo da literatura.



Bibliografia:
Benny Hinn, programa “Praise the Lord” pela TBN (26 de setembro de 1991). Hinn parece ter derivado essa idéia de Finis J. Dake. Dake’s Annotated Reference Bible (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 19663), Velho Testamento 1, coluna 4 (nota sobre Gn 1.26), 619, col. 1, nota 2; e Dake, God’s Plan for Man (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1977 [original de 1949], 35. Esta nota do capítulo 9 do livro Cristianismo em Crise encontra-se na p. 437 como nota 34.

Finis J. Dake, God´s Plan for Man (O plano de Deus para o homem). (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1977 [original de 1949], 241. Esta nota do capítulo 22 do livro Cristianismo em Crise aparece na p. 461 como nota 4.
Frederick K. C. Price. Faith Foolishness, or Presumption? (Tulsa, OK: Harrison House, 1979), 88, 94. Veja nota 5 da p. 461 do livro Cristianismo em Crise.
Frederick K. C. Price. Is Healing for All? (Tulsa, OK: Harrison House, 1976), 113, ênfase no original. Veja a nota 6 da p. 461 do livro Cristianismo em Crise.
Finis J. Dake, editor, Dake’s Annotated Reference Bible (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1963), NT PP. 96, coluna 1, e 97, colunas 1-2, ênfase no original; AT pp. 388, coluna 1b, e 467 coluna 1f. Veja a nota 6 do capítulo 26 na p. 465 do livro Cristianismo em Crise.

Id. IBID., NT, p. 1, coluna 1. Veja a nota 7 do capítulo 26 na p. 465 do livro Cristianismo em Crise.

Registro meu sincero agradecimento por esta contribuição enviada à este blog, via e-mail, pelo Dr. Paulo Romeiro, quando obtive sua autorização para publicação.
Para saber quem é o Pr. Paulo Romeiro, clique aqui.
Pr. Carlos Roberto

12 comentários:

  1. Graça e Paz!

    Amado Pr.Carlos Roberto,parabéns pela
    sempre boa postagem.

    Li o parecer do Dr.Paulo Romeiro, e acredite, a minha visão a respeito da DAKE ampliou.

    É muito bom saber das origens das coisas.Sobre esse breve comentário do autor da DAKE,me deixou absmado.
    O negócio é sério.

    Graças a Deus aprendi um pouco mais nesta rápida visita neste instrutivo blog.

    Deus continue o abençoando.

    Um grande abraço,
    Pb.Silas

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    apesar do Dr. Paulo Romeiro não responder meus emails (rsrsrs), sua palavra e ensino é confiável e salutar para a igreja brasileira.
    Seus comentários só vieram abalizar ainda mais a contrariedade deste lançamento pela CPAD.

    Continuo achando que o grande erro da CPAD não foi lançá-la, mas foi o modo como lançou e como propagandeou esta obra.

    Mas ainda veremos a CPAD crescendo no mercado, e sendo um expoente no meio evangélico como um todo. Isso foi só um vento, passageiro e que aperfeiçoará o trabalho lá feito.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Carlos,
    A Paz!

    Com um texto desses nossa visão só aumenta e fica ain da mais clara no que diz respeito a essa Bíblia. Creio que a CPAD precisa apenas rever suas prioridades e conceitos, e assim, erros podem ser evitados.

    Trancrevo um trecho de meu texto sobre a Dake aqui:

    Fico preocupado com os irmãos que raramente lêem a Bíblia e adiquiriram a Bíblia Dake movidos por todo marketing feito pela CPAD. Todos nós sabemos que o povo evangélico brasileiro não gosta se quer de leitura, e muito menos de pesquisa, e, sendo asism, a Bíblia Anotada de Dake pode ser de fato um veneno para a igreja, e principalmente nas Assembleias de Deus.

    Um exemplo disto é, por exemplo, o texto em Mt. 25. onde o Dake afirma que a "noiva do Cordeiro não é a igreja, e sim a nova jerusalém", diante disto fico imaginando um novo convertido examinando um texto como este e se embaraçando com o significado do que é a igreja para ele, e pior, como fica a crença na Trindade Divina depois de ler essas notas desta Bíblia?

    É isso aí, Deus o abençoe,
    A Paz e um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, pr. Carlos Roberto, com este texto do pr. Paulo Romero, ninguém mais vai ter dúvidas que a Dake deva sair de circulação.

    Pastor Carlos Roberto, aproveito, para publicar um texto do pr. Robson Aguiar, que achei muito oportuno e interessante sobre este tema:
    PR. Robson Aguiar em seu blog:
    "Ora, com muita propriedade como lhe é peculiar, o Pr. Altair Germano nos trouxe um importante esclarecimento do por que da Casa publicadora ter agido dessa forma (ver blog do pastor Altair Germano).

    Quero agradecer ao Pr. Altair pela substanciosa informação. Todavia, também quero responder a algumas questões por ele levantadas.

    Primeiro, em relação as outras publicações, confesso não ter conhecimento suficiente para refutá-las. Logo o porquê de minha não manifestação. Quanto aos demais apologistas, talvez a razão seja a mesma que a minha.

    Em segundo lugar, a respeito das Comissões não terem de igual modo se manifestado. Talvez por não serem o mesmo da época dos citados lançamentos. Ou até mesmo por não terem sido motivados a pesquisar as publicações da CPAD. Quero lembrar aos irmãos humildemente que me manifestei exaustivamente contra o lançamento da dake, antes da mesma ser lançada. Também o próprio pastor Germano registrou isso em seu blog. Também citou outros blogueiros como Daladier e Gutierres. Isso pode ter aguçado a curiosidade dos membros dos supracitados conselhos.

    Em terceiro lugar, quero registrar que independente de qualquer coisa, a dake não deixará de ser nociva ao povo de Deus.
    Se a CPAD mudou o seu perfil, o fez com que autoridade? Quem autorizou? Foi estatutária essa mudança de perfil? Essa mudança foi necessária? Qual a motivação dessa mudança? Dinheiro? Os convencionais sabiam que essa mudança daria a CPAD autonomia para publicar o material que quisesse? A CPAD é autônoma? Pertence a algum Campo, Convenção ou pessoa?

    Em quarto lugar, o que nos impede de uma vez que detectamos os erros, corrigi-los? Seja a dake ou outra publicação?
    Devemos usar a CPAD no ponto de vista secular? Mercantilista? Visando apenas o lucro? Ou ela continuará sendo a editora das Assembléias de Deus (confessional?)

    Quero citar o caso dos seminários, como é o caso da ESTEADEB no Recife, que prefere não ter o reconhecimento do MEC, a ter que transformar o seminário em uma simples faculdade de caráter lucrativo.

    O pastor Ailton me confessou que vai inaugurar uma faculdade com cursos de Administração e outros, mas o seminário fica. Tem caráter evangelístico de preparação de obreiros.

    Diante do exposto, se a CGADB determina, e um de seus órgãos não obedece, pra que CGADB? Pra que Comissões? Pra que ESTATUTO? Pra que convencionais? Pra que reunião? Somos todos patetas. E é patético essa situação de desordem em que nos encontramos, onde não adianta invocar as leis que nos regem."

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de postagem meu pastor Carlos Roberto, neste momento o que vem a minha mente é saber que com uma biografia apresentada por Paulo Romeiro sobre Dake. A CPAD que é para mim umas das mais respeitadas editoras consegue tapar os olhos e colocar no mercado um bíblia deste perfil, isto me leva a pensar que os supostos revisores da Casa não estão nem aí com o trabalho ou será que nem um dos revisores da casa sabia do "exemplo" de vida que Dake tinha?. bom acho que está na hora de uma visão ampliada de nossos consultores. Oremos para que este astigmatismo seja sarado e as coisas chegam até nós com mais clareza.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Pr. Carlos Roberto

    E cada dia, a cada postagem, a cada comentário, as coisas estão ficando mais claras. E acredito que os fatos falam por sí só.

    Nos resta ver soluções...

    Parabéns pela iniciativa da publicação!

    Forte abraço
    Ivan Tadeu

    ResponderExcluir
  7. Caro pastor Carlos, a Paz do Senhor.

    O Parecer do doutor e pastor Paulo Romeiro, um destacado defensor do Evangelho de Cristo, é por excelência uma "ferramenta", na área de consultoria que o Conselho de Doutrina poderia recorrer sempre que necessario e de preferência antes de qualquer decisão polêmica. Como já disse numa postagem anterior sobre o caso "Dake". Vejamos:

    "Acredito que muitas “cartilhas de doutrinas de usos e costumes” e “ regulamentos de doutrinas humanas” são revisados criteriosamente dentro das nossas igrejas AD; acredito que discussões fervorosas, carnais e espirituais são constantes sobre o “zelo com a doutrina (humana)”; acredito que estatutos e regimentos humanos e locais são engenhosamente montados, discutidos, analisados e revisados, e com consultas às mais competentes assessorias, porém, a Palavra de Deus sofre um descaso e um escândalo vil com a falta de zelo."

    Não vejo falha ou fraqueza em pedir uma consultoria independente,competente e afinada com os nossos princípios pentecostais. As igrejas fazem isto com os estatutos,os regimentos internos e outros assuntos relacionados à administração eclesiástica, recorrendo aos contadores e aos advogados especializados. A visão de um mestre e pesquisador como o doutor Paulo Romeiro pode ser decisiva e edificante, como foi o conselho de Jetro, sogro de Moisés,durante o Êxodo. Sabemos que,um parecer, é somente um paracer, não é uma deliberação ou ordem. Isto poderá ser formal(Consultoria Teológica Externa, dentro das normas da Bíblia e da ABNT) ou informal (reservado, só para os amigos,numa conversa de pé-de-ouvido,discreto, algo para não gerar ciúmes nos egos intelectuais internos,considarados de ALTO NÍVEL).

    Moisés que falou com Deus "cara-a-cara", teve a humildade,a prudência e a sabedoria para ouvir e considerar UM PARECER de alguém que estava "desvinculado" do Sistema, de alguém que não fazia parte das doze tribos de Israel,porém, TAMBÉM era sacerdote, e já teria descascado pelo menos uma meia-dúzia de "abacaxis" e sabia como ninguém das múltiplas e sutis astúcias dos lobos.
    Um abraço.
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  8. Caro Pb. Silas Pimenta,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela visita, bem como pelas palavras de incentivo.

    Fico feliz porque fostes edificado com o texto do Pr. Paulo Romeiro.

    Minha idéia é justamente servir à igreja através deste blog.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Prezado Fox,

    A Paz do Senhor!

    Querom registrar que, assim como vc., sou defensor e admirador da CPAD. Minha luta é para continuar assim fazendo.
    Estou acreditando que assim aconmtecerá, afinal, como carinhosamente chamamos a CPAD:

    "A nossa casa".

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  10. Paz, Pr. Carlos Roberto!

    Muito bom ler o parecer do nobre Pr. Paulo Romeiro. Já tive o prazer de ouvir algumas de suas pregações/palestras, bem como ler o livro "EVANGÉLICOS EM CRISE" (tenho em minha estante), além de ter lido sua biografia/currículum. É um homem capacitado e muito zeloso pelas escrituras. Seu parecer é relevante.

    No entanto, tenho certeza, diante da calorosa discussão realizada no "fórum" do artigo sobre o vosso posicionamento e do Conselho de Doutrina, que não há dúvidas de que a obra é nociva e sua publicação, distruibuição e venda desaconselhável.

    Lamento, somente, que homens que até então pareciam zelosos pelas escrituras e pela sã doutrina tenham não somente defendido a obra inicialmente, como tem continuado firme na defesa de sua fabricação e venda da obra, sem considerar que, AO CONTRÁRIO DO ELES DEFENDEM, tais "bíblias", sem sombra de dúvidas, irão parar nas mãos de pessoas sem o devido preparo/discernimento para ler os "incongruentes comentários e anotações". Ter cuidado e zelo pelos "novos na fé" é de grande importância, pois ninguém tem recebe uma carga de conhecimento e discernimento bíblico, no momento que aceita a Jesus.

    Digo isso, pois, no lançamento da Bíblia de Estudo Pentecostal, grande parte da membresia da minha igreja adquiriram um exemplar, indenpendente de ser estudioso ou não - alguns motivados pelas anotações; outros, por não ter uma bíblia; outros, ainda, por querer substituir sua velha bíblia; então, nada melhor que comprar o tão aludido lançamento. Tem, ainda, aquele que gosta de pregar e buscar novidades para o público e estes preferem, como diria, o nobre Pr. Geremias do Couto, "...as idéias prontas, enlatadas, e sequer se dá ao trabalho de avaliá-las".

    ResponderExcluir
  11. Quando professor da EBD, classe dos jovens, passei por diversas situações em que o debate entre os alunos chegava a ficar caloroso e o professor sempre tinha que moderar e fazer a conclusão do polêmico assunto. Em questões que envolviam a leitura e discussão de versículos de difícil interpretação, sempre tivemos o auxílio da Bíblia de Estudo Pentecostal (a única que eu aconselhava, além de que a maioria dos jovens a possuíam). Até então, tudo bem! As notas da BEP sempre foram de grande utilidade e todos só tinham a ganhar no debate. Mas, e agora!? Como debater um assunto, após um aluno citar uma anotação contraditória da famigerada DAKE? Como ficará o professor!? Vai dizer que foi uma "pegadinha" da editora pra colocar em prova o conhecimento teológico do aluno!?; Vai ter que sair pela tangente, citando os versículos - (II Timóteo 2:23) - E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas"?; Ou ainda "Se vire, meu irmão! O crente maduro é capaz de discernir tudo (1 Co 2.15), examinar todas as coisas (1 Ts 5.19), sem que se contamine ou se escandalize"? Ou terá de indicar o livro "Cristianismo em Crise", da mesma Editora, pra reforçar sua desaprovação ou combate aos desvios daquela anotação "incongruente"? Até concordo que, publicar tais respostas num blog pessoal é fácil, mas uma discussão em sala de aula, não é a mesma coisa - a interação é real e instantânea. Quero ressaltar que o nível cultural dos nossos alunos aumentou e, a cada dia, o professor vai encontrar dificuldades e questões complicadas levantadas por nossos alunos. Se não bastassem as dificuldades corriqueiras, a CPAD resolveu dar uma força e ajudar para que o "circo pegue fogo"?

    Numa entrevista ao Blog Encontro com a Bíblia, o Pr. Geremias do Couto disse: "Em relação à Bíblia, é ela que nos tem de conduzir, mas também, aqui, precisamos usar as ferramentas de interpretação e exegese, com a preciosa e indispensável ajuda do Espirito Santo, para que não venhamos a ser porta-vozes daquilo que a Palavra de Deus jamais disse". Imagine quando um aluno pegar a DAKE e usar suas preciosas ferramentas de interpretação e exegese, recomendada e indicada como a "mais completa já publicada no Brasil em termos de notas de estudos e homiléticas, comentários, artigos, referências etc" e "Revisada com todo rigor teológico e doutrinário", além de ter o apoio dos nossos excelentes teólogos e expoentes da apologética atual. Meu Deus, pra onde estamos indo?

    Como já testemunhei, sempre recomendei as obras da CPAD aos alunos da EBD, alegando que as mesmas refletiam nosso credo, nossa teologia, nossa filosofia como denominação, além de que suas publicações são vistoriadas pelo Conselho de Doutrina e Apologia da CGADB, visando evitar que os alunos adquirissem material nocivo à sã doutrina.

    E agora, o que dizer?! Em plena comemoração do CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS!

    Deus tenha misericórdia da nossa igreja, da CGADB e da CPAD!

    Obs.: Lamento as insinuações de que existe algum interesse politico, quando alguns homens de Deus, destemidos, resolvem protestar ante o erro visível e perigo eminente! Mente fértil, não!?

    ResponderExcluir
  12. Aos senhores defensores da Bíblia de Estudo Dake e de sua provável (provável?!) reedição pela CPAD

    Não se trata de sensacionalismo, mas...

    Digam-me senhores: Os senhores aprovariam, caso fosse editada pela CPAD, uma Bíblia com anotações de Kenneth Hagin, Kenneth Copeland ou Frederick Price?

    Talvez alguns dos senhores queiram apressadamente responder: “Se forem devidamente retiradas as incoerências do autor, não vejo por que não aprová-la! Além do mais, o que importa é estarmos conscientes de que somente as Escrituras são divinamente inspiradas e, portanto, infalíveis. A Bíblia diz que devemos examinar tudo e reter o bem. Portanto, por que não aproveitar aquilo que de “bom” e “edificante” têm ensinado estes grandes homens de “fé”?”

    Bem,...

    Sei que a alguns [e atentem para o que digo: “A ALGUNS”] dentre os senhores que têm defendido a publicação da Bíblia de Dake pela CPAD [e uma possível reedição da obra] estas minhas palavras soarão, talvez, como uma afronta e, provavelmente, até mesmo dirão que tal comparação não passa de pura especulação e uma tentativa descabida de sensibilizar os desprovidos de senso crítico.

    Entretanto, diante de Deus, conclamo: Usemos de bom senso, senhores!...

    Será que há de fato alguma diferença significativa entre os ensinos de Kenneth Hagin – bem como dos demais “Mestres da Fé” – e as incongruências de Finis J. Dake que nos permita, com sinceridade e sem parcialidades, rejeitar o primeiro apontando-o como herege, ao passo que o segundo consideremos nós promovê-lo como genuíno servo de Deus?

    Honestamente, senhores,...

    Não creio que alguém que verdadeiramente tenha tido contato com os escritos de ambos, e que fale com total isenção e sobriedade, se atreva a responder positivamente esta pergunta.

    Certamente,...

    Os senhores defensores da Bíblia de Dake – alguns dos quais alegam estar defendendo a CPAD, MAS... admitem que aprovariam uma reedição da obra, justificando haver nela muitos recursos úteis aos estudiosos da Palavra de Deus) não aprovariam uma Bíblia com anotações de Kannet Hagin editada pela CPAD (ou aprovariam?!). Se de fato querem ser imparciais, deveriam aprovar!

    A verdade, caríssimos senhores, é que quem defende uma reedição da Bíblia de Dake não está de fato defendendo a CPAD, pois tal coisa (e, ao que tudo indica, ocorrerá!) somente trará mais desgaste à imagem da Casa e um prejuízo ainda maior a causa do evangelho.

    Com muito pesar pelo lamentável posicionamento dos senhores que até o momento têm relutado em atender aos clamores daqueles que verdadeiramente têm lutado pela pureza da fé, mas...

    Esperando que os ares do bom senso voltem a soprar sobre nossa estimada CPAD,

    Testo de D. S. Castro.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...