domingo, 9 de novembro de 2008

MINHA ESPERANÇA BRASIL AVIVA O AGONIZANTE EVANGELISMO PÁTRIO


É com muito temor e tremor que me atrevo escrever estas linhas, no entanto, como vivenciei os bastidores do Projeto Minha Esperança Brasil da Associação Billy Graham, na condição de pastor brasileiro e também como um de seus coordenadores regionais, não posso deixar de registrar e até denunciar algumas realidades, as quais poderão contribuir para o meu próprio aprimoramento e talvez de alguns poucos que possivelmente venham ler este artigo.

Haveria algo mais importante no evangelho do que o cumprimento do “IDE” de Jesus Cristo?

A Bíblia diz:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16: 15.

Acontece que a Igreja cresceu e glorifico a Deus por isso, mas não podemos fechar os olhos para o fato de que ela também se institucionalizou, o que não poderia ser diferente, mas a pergunta que não quer calar é:

Como estamos lidando com a Igreja, agora institucionalizada?

Porventura não estaríamos invertendo as prioridades do Reino?

Em alguns instantes dos meses que antecederam o importante projeto de evangelização Minha Esperança Brasil, como participante, tive a nítida impressão que vi, literalmente, o “IDE” agonizando em nosso país.

Creio até, que o Projeto funcionou mesmo como uma espécie de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, no afã de recuperar o anseio pela salvação das almas, principalmente no coração de algumas lideranças evangélicas no país.

Pasmem, mas ao serem abordados, alguns líderes manifestaram motivos dos mais diversos, e diga-se a bem da verdade, vergonhosos, no sentido de justificarem a não participação de suas igrejas no projeto.

Entre elas, destaco algumas:

Estamos envolvidos com uma grande construção de templo.

Ora amados, quem está construindo porventura não teria a preocupação de que este templo venha abrigar pessoas convertidas ao Senhor Jesus Cristo?

Estamos por demais envolvidos com a Obra Missionária no exterior.

Porventura, o que é a evangelização nacional, senão missões urbanas, que fortalecerá a Igreja Local para continuação da pregação do Evangelho de Jesus em terras estrangeiras? A Igreja por fazer missões em terras distantes, não está isenta da evangelização doméstica. De acordo com a Palavra de Deus, nosso compromisso é aqui, lá e acolá, senão vejamos:

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos dos Apóstolos 1: 8.

Preste bem atenção aos termos: Tanto, como e até! Como pode alguém se interessar tanto pelos que estão distantes, que nem os conhece, sem se comover de íntima compaixão por aqueles que estão ao seu lado, caminhando a passos largos para o inferno?
Situações assim, me perdoem se entristeço alguns, mas coloca em posição duvidosa, a real motivação da obra missionária que fazem.

Estamos envolvidos em alguns projetos, de forma que precisamos levantar recursos e estamos sem tempo.

Até por uma questão de interesse humano, é lógico e visível que o crescimento da Igreja em qualquer área se dá pelo aumento daqueles que ali se congregam, sejam eles simplesmente congregados, membros ou contribuintes. Para os que assim pensam é bom que fique claro que, sem evangelização o aperto financeiro continuará, e o pior, jamais acabará. O que digo não é maldição lançada, é realidade. As metalúrgicas somente serão valorizadas e terão lucro se produzirem metal, da mesma forma as petrolíferas precisam produzir petróleo e seus derivados. Com a Igreja não é diferente. Precisamos produzir crentes salvos, lavados e remidos com o sangue do cordeiro. Só poderemos alcançar isso evangelizando, e, protanto ganhano almas para o Senhor Jesus Cristo.

Ligue para o Líder de evangelismo

Vi Igrejas que alardeiam possuírem cerca de 1.000 congregações, e a alta cúpula indicar um jovem líder de evangelismo, o qual, ainda que muito bem intencionado, mas sem qualquer “know-how” para liderar um projeto dessa natureza em âmbito ministerial, principalmente em um ministério do porte desse ao qual me refiro. Se o líder máximo não tivesse com tempo para tanto, o que é plausível, que procedesse então o lançamento e pelo menos indicasse alguém da liderança do Ministério e da sua confiança. Quando vi isso, entendi a reação muito mais como uma forma educada de se dizer: Não estamos interessados nesse assunto.

Quanto vai render para a Igreja esse Projeto?

Essa argumentação, ainda que se tenha ouvido não merece qualquer comentário, tal o descaramento da postura.

Não quero me alongar em todas as situações vividas, mas entre as aqui citadas e outras mais, até mesmos de líderes que participaram de reuniões e nada disseram às Igrejas que dirigem, e isso em praticamente todas as denominações com raras exceções, pois em interação com outros coordenadores, entendi que a doença ultrapassa as barreiras denominacionais. Vi até congregações que buscaram material com outras denominações, uma vez que a liderança do seu ministério, ainda que “participando”, em nada se manifestou.

Soube também de grandes denominações já atuantes na mídia televisiva, que não participaram do projeto, alegando já fazerem o mesmo, só que, assistindo seus programas, os vi carregados de Teologia da prosperidade, triunfalismo e até de auto-ajuda, mas nada sobre Calvário, salvação ou sobre o céu.

Com todo o respeito, não quero nem lembrar aqueles que deixaram de participar porque já haviam marcado festas de aniversário da Igreja, da juventude ou do departamento de mulheres.

Todas essas argumentações cairiam por terra, somente por uma simples análise e reconhecimento de que somente Deus poderia usar alguém de fora, com a moral e a capacidade de nos unir, como foi o caso o Pastor Billy Graham, e para tanto ainda carrear recursos para pagar literalmente todas as despesas, no afã de que fizéssemos o que naturalmente deveríamos fazer juntos no dia a dia.

Por esses e outros motivos, sou levado a admitir que o benéfico crescimento da Igreja Evangélica Brasileira, trouxe também junto consigo, o vírus da acomodação e da administração do status que já foi conquistado, ou seja, estamos apenas administrando os resultados.

Paulo plantou, Apolo regou, Deus deu o crescimento, e nós estamos dividindo e subdividindo a colheita.
Mas até quando?

A semeadura precisa continuar!

Hoje, infelizmente, na melhor das hipóteses já estamos vivendo de crescimento biológico, e até mesmo por transferência, o que para mim é muito mais inchaço numérico produzido por pesca em aquário alheio, do que mesmo por crescimento real.

Os maiores eventos que realizamos, tem muito mais sentido festivo de show e entretenimento gospel, do que mesmo de evangelização, e, quando há pregação da Palavra, esta é mais para a própria IGREJA, recheada de uma forte dose de triunfalismo, prosperidade e auto-ajuda.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Não nos esqueçamos de olhar o exemplo nada agradável das Igrejas do velho continente, berço da reforma e de grandes avivamentos, as quais entraram pelo caminho da acomodação e da relativização geral e por isso, hoje, templos suntuosos estão sendo vendidos para bares, restaurantes e até mesmo boates e casas de shows, por terem se transformado em apenas cartões postais de uma igreja que não mais existe, portanto desnecessários.

Escrevo estas linhas antes da apresentação dos números e do resultado final do projeto, acreditando sinceramente que será muito grande, porém, bem menor que poderia ser. Para essa análise estou considerando o tamanho do Brasil e da força da igreja brasileira.
Quando falo de evangelismo agonizando, quero fazer justiça com aqueles anônimos que a qualquer custo fazem a sua parte, quer nos hospitais, nas cadeias e penintenciárias, nas praças públicas, com folhetos ou megafones, às vezes sofrendo a discriminação, preconceito e até ironias da própria igreja, que não acredita nesse tipo de evangelismo, mas também não cria nada mais eficaz, que atenda a necessidade. Dou glória a Deus por esses, pois caso contrário, o evangelismo não estaria agonizando, mas acabado.

Não estou simplesmente atirando pedra. Incluo-me e, não somente fiz, assim como doravante procurarei fazer minha parte da melhor maneira possível, até porque não serei inocente depois de tudo que vi e presenciei.

Não tenho convicção se nossa geração terá o privilégio e a oportunidade de participar de outro projeto dessa natureza e com a mesma amplitude do MINHA ESPERANÇA BRASIL, o que para mim o coloca como um divisor de águas em termos de evangelização moderna.

De qualquer forma, os resultados que forem obtidos, será resultado da mão de Deus como resposta de orações sinceras, do trabalho de planejamento, marketing e organização de toda a Equipe Billy Graham com os coordenadores nacionais e daqueles que humildemente acreditaram e aceitaram o desafio do projeto, incentivaram suas igrejas e os LARES MATEUS, os quais em consonância com a Palavra de Deus, abriram suas casas e as colocaram à disposição do Reino para divulgação do evangelho.

Reitero:
MINHA ESPERANÇA BRASIL TROUXE DESPERTAMENTO PARA O EVANGELISMO PÁTRIO EM AGONIA!

Não falo por qualquer instituição a qual pertença, mas por mim mesmo, agradecido a Deus por participar de tão gratificante projeto, que sem dúvida alguma deixará marcas e lições importantes em minha vida pessoal e ministerial.
Que Deus recompense o Pastor Billy Graham e toda sua equipe, ao Pr. Geremias do Couto, nosso Coordenador Nacional, bem como a todos aqueles que se empenharam para tal realização.
Vosso Conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto Silva

33 comentários:

  1. pastor Carlos, A paz do Senhor!

    Eu, irmã Marta, Isabel e outros poucos irmãos aqui de Pernambuco nos perguntamos qual foi o argumento para que a igreja Assembléia de Deus, ministério Belém não participasse desse projeto lindo. Sooou aos nossos ouvidos que um dos motivos era a característica de como evangeliza o Dr Billy Graham, através de células. Meio duvidoso se de fato esse foi o argumento do pastor presidente, Deus o sabe que não escrevo também para atirar pedras, mas o que é mais importante que ganhar almas para o reino?
    Aqui na minha cidade, Carpina, interior de Pernambuco algumas igrejas participaram: Batista, Presbiteriana, menos a nossa. Bateu em mim uma tristeza, mesmo assim, telefonamos para muitas pessoas não crentes e pedimos para elas atentamente assitirem à programação.
    Infelizmente, algumas críticas que Caio Fábio faz em seu texto: O caminho da graça é para todos, revela o quanto está doente nossas igrejas, o quanto o propósito maior está sendo deixado para segundo plano, mas oxalá que Deus ainda tem seus remanescentes, seus servos fiéis que apesar de tudo não saem da porta, persiste no caminho.
    Parabéns pastor Carlos pela participação, quero parabenizar também ao meu amigo pastor Geremias do Couto continuem assim.
    Ano que vem estarei morando em São Paulo e mais próximos de conhecero senhor, pastor Carlos.
    Um grande abraço,
    Irmão André Silva - Pernambuco
    www.olhos30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. pastor CARLOS , Deus te abencoe e
    a paz do Senhor
    Eu, Pastor Walter da Luz AD PLANALTO -SÃO PAULO . Parabéns pela matéria , tenho a mesma indignação , observei que as disculpas foram muitas , outras até
    do desconhecimento do projeto que para mim foi um dos piores argumentos que usaram alguns companheiros, mesmo com todas as dificuldades de nosso ministérios não poupei esforço para cancelar todos os cultos de nossas igrejas não permitindo festividades nos 3dias do projeto, divulgamos o projeto para igrejas vizinhas criamos um site de apoio www.minhaesperanca.com recebemos mais de 1000 visitas , reproduzimos convites para os moradores assistirem a programação,
    recebemos centenas de email do Brasil todo, COM PEDIDOS DE ORAÇÃO
    ACEITAÇÃO A JESUS , PEDIDOS DE AJUDA ,Retorno agora do culto da colheita com almas que aceitaram a Cristo nos lares , digo que foi uma esperiencia que nunca tive na minha vida , respondendo os email durante toda a madrugada .
    email que me fizeram chorar , pessoas que contaram suas vidas e seus problemas, percebi que se ficasse alheio a este projeto não teria na minha vida uma experiencia
    como esta , estaremos usando esta experiencia no nosso ministério por mais vezes porque aquilo que é bom por tres dias ,pode ser bom por um ano. dois ou mais, quem ficou de fora só pedeu e provou que ja estar com ferramentas inverrujadas,e não quem outras novas ,digo ainda que se o argumanto de algumas igrejas foi que o projeto
    é meio gedoziano ou célula tenha a certeza que provei e gostei da ferramenta e vou usa-la para ganhar
    almas quantas vezes for nescessário
    o projeto foi maravilhoso .
    estarei enviando todos os envelopes ao escritório .
    e aqueles que atiraram pedras perderam uma oportunidade de ganhar almas que é a verdadeira missão da igreja.
    Deus te abencoe
    pastor Walter Luz
    www.minhaesperanca.com
    www.gideoszinhos.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pastor Carlos,
    A paz do Senhor Jesus.
    Muito obrigado pelo lembterete do Lar Matheus em minha casa.
    Foi uma benção...
    Do seu conservo,
    Dc. Michel Tadeu

    ResponderExcluir
  4. Caro André,
    A Paz do Senhor!
    Lamento muito a posição da AD em Pernambuco.
    Louvo a Deus pela sua vida, em ter feito o que estava ao seu alcance.
    Glória a Deus por isso!
    Continue e embarque nesse avivamento de evangelismo.
    Vindo a São Paulo será um grande prazer conhecê-lo pessoalmente.
    Pr. Carlos Robert

    ResponderExcluir
  5. Caro Pr. Walter Pereira da Luz!
    Grato pela visita e testemunho edificante aqui no Point Rhema.
    Louvo a Deus pela sua vida e por vc. ter entendido o propósito do Projeto.
    Parabéns pela sua atuação.
    Vamos orar para que o avivamento da evangelização alcance todos os pastores e líderes à frente das nosas Igrejas.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  6. Caro Michel!
    A Paz do Senhor!
    Fico emocionado, em saber que vc. atendeu o convite para ser um LAR MATEUS e agora é testemunha das bençãos de Deus.
    Não pare, continue!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. LI, GOSTEI E APROVEI.

    OBRIGADO PELA LEMBRANÇA.

    AGORA, DEPOIS DO PROJETO MINHA ESPERANÇA É NECESSÁRIO QUE SEJA FEITO UM TRABALHO DE DISCIPULADO MUITO INTENSO.
    E NÃO ESQUEÇA QUE EU MINISTRO NESSA ÁREA, NÃO EXATAMENTE PARA NOVOS CONVERTIDOS, MAS PARA MOTIVAR A IGREJA PARA ESSE TRABALHO.
    ESPERO PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA COM O EVANGELISMO DE CUBATÃO.
    SAUDAÇÕES AO PASTOR JOSIAS.

    ABÇS

    CM

    ResponderExcluir
  8. Pastor Carlos mais uma vez muito boa sua matéria, isso realmente é a realidade, nada mais nada menos que a verdade.

    ResponderExcluir
  9. PAZ DO SENHOR PR CARLOS ROBERTO,

    SAUDAÇÕES NA PAZ DO SENHOR JESUS

    Seu blog como sempre está uma benção, recheado de bençãos, estudos, mensagem e informação.

    É o mais acessado por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Pr. Cyro Mello,
    A Paz do Senhor!
    Fico honrado com sua visita!
    Tenho certeza que está chegando o momento da sua contribuição na área que Deus tem lhe confiado.
    Vamos fazer contato, pois preciso divulgar esse importante trabalho, também em nossa COMADESPE.
    Agora precisamos dar subsídios aos que estarão trabalhando no discipulado.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Caro Reinaldo,
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua importante visita, comentário e palavras de incentivo.
    Vamos continuar orando para que Deus faça permanecer o avivamento evangelístico em nosso meio.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  12. Prezado Caio Augusto,
    A Paz do Senhor!
    Grato pela visita e palavras de incentivo!
    Ore por mim!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  13. Amado Pr. Carlos Deus continue a lhe guardar.
    Louvo ao Pai celestial por sua coragem e ousadia para escrever verdades que precisam ser espalhadas no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor.
    As prioridades estão invertidas. Cristo priorizou vidas; lideranças prioriza bens materiais, patrimônio.Nossa esperança é que daqui a pouco estaremos indo para a nossa pátria, aleluia! Por isso: Apoc.3.11
    Um abraço da conserva em Cristo
    lidia

    ResponderExcluir
  14. Prezado Pr. Carlos,

    Concordo inteiramente com o irmão. Precisou que a Associação Evangelistica Billy Graham, nos desse um "santo empurrão" para vermos como estamos aquém da Grande Comissão de Cristo. Meus parabéns pela importante reflexão que este texto nos trouxe.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  15. "MINHA ESPERANÇA BRASIL AVIVA O AGONIZANTE EVANGELISMO PÁTRIO"

    A que ponto estamos chegando. É simplesmente estarrecedor, surpreendente e apocaliptico.
    Oh Igreja...........Sim por que? oh lideres, pastores?
    A chave da evangelização e missões chama-se o pastor.Se ele esta desestimulado e não estimula a sua Igreja aifica dificil.

    ResponderExcluir
  16. Prezada irmã Lídia,
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua incentivadora visita e confortante comentário!
    Só mesmo Deus para nos guardar em meio a tamanha inversão de valores.
    Conto com suas orações para que o Senhor nos ajude a ver as coisas a partir do ponto de vista da Palavra de Deus e não dos valores humanos.
    Como diz o hino da 300 da HC, nossa esperança é Sua vinda!
    Grato!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  17. Caro Juber!
    Grato pela sua visita e comentário!
    Que o Senhor nos ajude a aproveitar este santo empurrão.
    Melhor mesmo seria um avivamento que nos renovasse completamente, pois não dá pra pegar no tranco o resto da vida! rsrsr.
    Maranata!
    Ora vem Senhor Jesus!
    Um abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  18. Caro Pr. Eliel Amaral Soares!
    Líderes precisam estar atentos, e nisso me incluo, que a obra é de Deus e nós apenas servos.
    É um privilégio sermos escolhidos para servirmos assim ao Senhor.
    Precisamos honrar essa escolha, porque Ele tem muitos outros a quem possa escolher!
    Que o Espírito Santo nos ajude a reconhercer isso!
    Um abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  19. Pastor Carlos que coisa maravilhosa pena que muitos não entenderam o propósito de Deus com esse mega evento, perdendo assim a oportunidade de levar Jesus a milhares de vidas.
    Eu fiz na minha casa convidei 20 famílias, infelizmente na quinta feira só compareceram 3 pessoas, mas as 3 voltaram na sexta e forma movidas pela Palavra de Deus e demonstraram o desejo de ir a igreja. Mas como diz a Palavra de Deus que “uma alma vale mais que o mundo inteiro”, por isso estou muito feliz com o trabalho, pois tenho certeza que frutificará.
    Que o Senhor nos abençoe e nos dê graça para evangelizar.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  20. Prezada
    Adélia Brunelli!
    Grato pela visita e incentivador comentário!
    Parabéns pela sua participação no Projeto.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  21. Caro Pastor Carlos,
    Já imaginava que tudo isso aconteceria, é lamentável, porém realidade!
    Pela misericórdia de Deus, eu e minha casa pudemos servir como mateus, nesse magnifico projeto, e pela miserircódia de Deus pudermos também colher frutos, minha maior satisfação foi levar meus convidados ao culto da colheita e vê-los confirmar o que já haviam feitos em minha casa, receber a Jesus como Salvador.
    Pastor, foi uma experiência marcante, fez me lembrar todo aquele trabalho de cruzadas, cultos relâmpagos ao ar livre, evangelismo nas padarias pela manhã, o curso para os novos convertidos, enfim, até daquele matéria que a muito tempo foi publicada na revista Seara sobre o departamento de evangelismo da igreja AD de Cubatão.
    No entanto, lembro-me do 1º livro evangélico que li, indicado pelo senhor, ainda na escola dominical, "A quarta dimensão", do Pr. David Young Cho, que em um dos trechos, afirma que podemos ter qualquer projeto, porém se não tiver na visão do Pastor da Igreja, não se deve arriscar,deve-se é orar pelo seu Pastor.
    A realidade é o que o amado, coloca muito bem, "A institucionalição da Igreja", esse é o grande mal, muita competição, muito ativismo interno, uma visão materialista muito aguçada, en detrimento do verdadeiro sentido da igreja, aqui na terra.
    Pastor Carlos, com muito respeito, na minha opinião, já que o problema encerra-se no "pastor", como colocou um comentarista que me antecede, acredito que o que a Igreja no Brasil precisa rever é a posição dos "Pastores Presidentes", que em muitas Igrejas "instituição" por terem o caráter permanente, vitalício, ou coisa parecida, teem voltado todos seus esforços em dar manutenção aos impérios que conquistaram. A Igreja do Senhor não pode pagar porisso, as almas não pode pagar por isso. Ainda hoje, não consigo aceitar como uma denominação tem grande e poderosa como as Assembléias de Deus no Brasil, não tem um Rede de Televisão e Rádio, que cubra todo o território nacional. Enfim, sem continuar se lamentando, resta-nos orar e clamar ao nosso Deus que abençoe a Associação Billy Graham, pelo grande bem que fez trazendo esperança ao "agonizante evangelismo pátrio do Brasil"
    Marcos Gouveia

    ResponderExcluir
  22. Prezado Marcos Gouveia!
    A Paz do Senhor!
    Em primeiro lugar quero agradecer sua honrosa visita e pertinente comentário!
    A guisa de colaboração quero apenas salientar que, por ser assembleiano, participei do projeto como coordenador de uma das convenções estaduais da AD, lógicamente da que sou filiado, no entanto, por interagir com coordenadores e mesmo pastores de outras denominações, os problemas que citei no artigo, ultrapassaram as barreiras denominacionais e foram vistos em vários e diferentes arraiais, fossem eles tradicionais, pentecostais e até neopentecostais.
    Vi líderes que usaram de sua vitaliceidade como vc. bem frisou, mas também ouvi reclamações de pastores que gostariam de se envolver, mas o "conselho" da igreja que dirigem não deu importância à decisão maior da denominação em participar.
    Nesse caso, o sistema é secunário, ou a liderança, seja ela um homem ou um conselho está na direção e no tempo de Deus ou não está.
    Não adianta lamentar, o jeito é cada um de nós fazer a sua parte.
    Valeu a lembrança dos bons tempos quando juntos evangelizamos,
    Vamos rogar ao Senhor para que a semente plantada em nossos corações na juventude não morra.
    Parabéns a vc. e à sua família por participarem do Projeto Minha Esperança Brasil.
    Volte sempre!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Pr. Carlos,
    Graça e Paz

    "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Os 6.3

    "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" Fl 3.12,14

    "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que

    vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." Jo 15.16

    Deus conceda ao amado força, graça e amor e que juntos possamos alegrar ao coração do Pai. Meditemos sempre em Sua Palavra e procuremos ser Luz e Sal em Sua medida que tem sido grande sobre nós.

    Obrigada pela sua pronta e sempre gentil colaboração especialmente à minha coordenação.

    Que Deus o abençoe ricamente.
    Pra Graa de Oliveira
    Coordenadora Nacional junto às Igrejas Independentes MEB

    ResponderExcluir
  24. Prezada Pastora Graça!
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua visita e inspirador comentário aqui no Point Rhema!
    Conte sempre com nossa colaboração no que estiver ao nosso alcance!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  25. A paz do Senhor,sou Pr;Nelson min. cid.lider.parabens pelo artigo ,quero testemunhar de um jovem da minha igreja que participou de um lar mateus disse que numca tinha ganhado uma alma para o Senhor de maneira tão eficiente,e disse que quer continuar esse trabalho nos lares,e eu darei total apoio ,precisamos despertar e essa é a hora,minha esperança Brasil abriu os nossos olhos,aquele que ganha almas sábio é Deus te abençoe meu Pastor

    ResponderExcluir
  26. Prezado Pr. Nelson!
    Fico feliz por tão importante testemunho.
    Com certeza, esse jovem teve sua vida espiritual marcada pela participação no Projeto MEB.
    Grato pela informação.
    Um abraço a todos da AD de Cidade Líder.
    Fique na Paz!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  27. Prezado Pr. Carlos,
    Paz & graça da parte do AMADO,

    Compartilho em número e grau com seu artigo...
    Parabéns pela forma clara e obetiva!
    Minha ESPERANÇA é que milhares de líderes sejam tocados pela msg constante em seu artigo de forma positiva a fim de que consigamos reverter este quadro vergonhoso em se encontra o evangelho nesta pátria AMADA (?); OPS... seria pátria amada mesmo; se NAO conseguimos demonstrar o AMOR que falsamente dizemos ter (AMOR DE DEUS) pelos perdidos/objeto do AMOR & GRAÇA de DEUS (???!!!)

    Nós veremos em breve,

    Graça & Paz,

    Flávio Rocha (Pastor - VIDA NOVA)
    flavidanova@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Caro Flávio Rocha:
    A Paz do Senhor!
    Grato por sua visita e edificante comentário!
    É hora de tomarmos posturas em pról do "IDE" do Senhor Jesus!
    Volte sempre!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  29. Amado Pastor,
    A Paz do Senhor!

    Seu blog é um dos melhores que já visitei e agora passando a ser um quase menbro do mesmo rsrs...
    Concordo com seu artigo, acho que a melhor frase foi esta:

    (Paulo plantou, Apolo regou, Deus deu o crescimento, e nós estamos dividindo e subdividindo a colheita.
    Mas até quando?)

    Não sei se estou sendo radical demais, mas sera que evangelizar de porta em porta, nos bairros com o propósito de levar salvação aos perdidos ficou no passado e os tempos agora são outros? Fquei muito feliz com a canpanha minha esperança, mas uma nação com mais de 30 milhões de evangelicos só pode fazer uma grande campanha de evangelização assim? Como o pr. falou, as cruzadas, cultos ao ar livre, campanhas, etc., parecem mais shows do que culto, apresentações com intenção de divulgar um grupo de que um propósito de salvação. Realmente estamos administrando o crescimento que tivemos, sempre me pergunto onde estão as mensagens que falam da volta de Cristo? onde estão as palavras de salvação? hoje parece que so se fala de vitórias, benção materiais, mensagem que só masageiam o ego das pessoas etc., falo isso em meu blog. meu coração chora sentindo falta disso, A MENSAGEM DA CRUZ... A PAZ
    encontrobiblia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Caro Matias Borba!
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua visita e pertinente comentário!
    Louvo a Deus pela sua vida e, pelo que percebí vc. entendeu muito bem a mensagem e conteúdo do post.
    Já visitei seu blog, por sinal muito bom e postei lá meu comentário.
    Também inclui seu link - "Encontro com a Bíblia", aqui no meus favoritos na NET.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  31. Caro Pastor, suas palavras ficaram claras e muito bem expressas.

    A Paz Do Senhor e Deus A bençoe!

    ResponderExcluir
  32. Só Completando, o que eu pude observar e quis dizer é que houve uma mobilização grande quanto ao projeto minha esperança, mas eu quero e peço a Deus que essa mobilização seja feita mais vezes e não apenas quando for feito algo semelhante.
    Pra mim o minha esperança foi uma benção, mas o que não pode acontecer é as pessoas agora esquecerem tudo o que aprenderam e passarem despercebido com tantas coisas que vemos hoje em dia tirando o foco de nosso missão como igreja, este projeto de evangelização deve continuar como tarefa de evangelização da igreja.
    Parabens pela dedicação.
    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  33. Caro Matias Borba!
    Grato pela sua visita e participação que sempre enriquece os artigos aqui postados!
    Precisamos agora, cada um em particular, em sua área de atuação, fazer tudo o que é possível, no sentido de que não seja mais preciso, a intervenção de ministério paraclesiástico externo, como foi o caso da Associação Billy Graham, que foi uma benção, mas ficou claro que só aconteceu, e permitido por Deus, pela nossa inércia atual nessa área.
    Volte sempre!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...