quarta-feira, 17 de setembro de 2008

POSSO ATÉ TER PROBLEMAS

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4: 13

Viajando ou mesmo andando pelas ruas, costume ver o versículo acima, estampado em adesivos de carros, pára-choques de caminhões e até mesmo em objetos de uso pessoal, e sempre com uma conotação de que tudo é possível, de que posso invadir o impossível, de que posso alcançar qualquer desejo ou objetivo.

Tenho a impressão de que o referido texto, a exemplo do salmo 91 e algumas outras passagens bíblicas, virou uma espécie de amuleto cristão.

Antes de mais nada, que registrar que não estou desprovido de fé na palavra de Deus, ou mesmo que esteja do lado daqueles que não acreditam em nada.
Quero aqui refletir sobre o sentido real desse texto, dentro das condições e circunstâncias em que foi proferido pelo Apóstolo Paulo.

Creio sinceramente que a partir do momento em que confessamos e aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, juntamente com Ele, passamos a ter o direito das bênçãos advindas do seu poder e da Sua perfeita vontade. Tanto é assim que a Bíblia Sagrada diz:

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8: 32

No entanto, quanto ao texto ao qual me refiro, foi escrito em contexto bem diferente das situações nas quais casualmente o colocam hoje, senão vejamos:

Paulo agradece aos Filipenses os dons recebidos.

Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido me sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas nas coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição. Filipenses 4: 10-14.

Vejamos que o apóstolo Paulo se refere às necessidades e problemas que teve, louvando e agradecendo a Deus pela ajuda enviada pela Igreja de Filipos. Aproveitou o momento para dizer que já havia aprendido a contentar-se com o que tinha, fosse isso abundância, fartura, abatimento de espírito, fome e até mesmo necessidade.

Foi nessas circunstâncias que disse:

Posso todas as coisas naquele que me fortalece, ou seja, passo tudo isso sem desfalecer, sem morrer, sem desistir, justamente porque é o Senhor que me fortalece. Por esse motivo, quando vejo tais citações, as entendo quase sempre fora de contexto.

O sentido do que Paulo quis dizer nessa passagem, está muito mais em coerência com o Salmo 23 quando diz:

O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum por tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.
Fortalecidos n’Ele, ganhamos suporte espiritual, emocional e até mesmo sentimental para, se necessário for passarmos por qualquer situação.

11 comentários:

  1. Prezado Pr. Carlos:
    Estão usando a Bíblia indevidamente. Querem realizar tudo à base do nome de Jesus, mas não querem servi-lo.
    Era como os contemporâneos de Jesus que buscavam a Jesus pelos milagres da multiplicação dos pães, mas não criam nele verdadeiramente.
    Seguidores por interesse.

    Pr. Natanael Rinaldi

    ResponderExcluir
  2. Pastor,segunda_ feira,passei por um caso parecido .Estava conversando com um jovem , quando ele falou :eu quero ter um carro com bancos de couro ,uma bela casa na ponte nova ,enpregados e muito mas.então eu perguntei para ele qual a sua profissaõ? ele me respondeu ñ tenho mas a biblia diz posso todas as coisas.eu falei mas a palvra tambem diz : esforça_te que eu te ajudarei .Ele quiz retrucar mas só ficou me dando verso que eles pegaõ na palavra cOMo amuleto de sorte.Estamos vivendo uma geraçao de (interesse)que DEUS guarde nossas vidas

    ResponderExcluir
  3. Querido Pr. Carlos,

    Graça e Paz!
    Parabéns pelo sábio artigo.
    Entendo que as pessoas devem deixar de lado os "amuletos" que muitas vezes utilizam, e buscar efetivamente um relacionamento íntimo com Deus.
    Certamente suas palavras irão edificar muitas vidas.
    Um forte abraço,

    Fábio Lopez.

    ResponderExcluir
  4. PASTOR CARLOS!
    A PAZ DO SENHOR!!!
    ÓTIMO POST. FAÇO MINHA AS PALAVRAS DO PR NATANAEL.
    O INTERESSANTE QUE MUITO CRISTÃO FALA DESTA MADEIRA NÃO SEI SE EM SUAS RESPECTIVAS IGREJAS COM SEUS RESPECTIVOS LIDERES OU EM OUTRAS IGREJAS COM OUTROS LIDERES OU NEM UM NEM OUTRO. NÃO SERIA FALTA DE COMPROMISSO VERDADEIRO COM JESUS? FALTA DE RECEBER UM TOQUE DE JESUS ?
    É CLARO QUE AS DEMAIS COISAS NOS SERÃO ACRECENTADAS MAIS ANTES É NESSESARIO BUSCAR O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA.
    NÃO É DIFICIL VER JESUS DIZENDO EM SUA PALAVRA SOBRE O REINO E MUITOS MUDANDO O SENTIDO PARA O MATERIAL.
    ABÇO PR CARLOS
    PB. ANDERSON O .ASSIS

    ResponderExcluir
  5. Agradecimento aos ilustres visitantes:
    Pr. Natanael Rinaldi,
    Regiane Lima,
    Dr. Fábio Lopez e
    Pb. Anderson!
    Obrigado pelos importantes comentários que enriquecem o artigo e dignificam este singelo blog.
    Pr. Carlos Roberto Silva

    ResponderExcluir
  6. .



    Pastor Carlos,

    Uma crítica equilibrada e uma exegese esclarecedora. Um texto, fora do contexto, produz interpretações espúrias.

    Vou postar uma parte dela no Blogueiros Cristãos com link para leitura integral no Point Rhema.

    Glória a Jesus.


    .

    ResponderExcluir
  7. Pastor Carlos,
    Graça e Paz.

    Obrigado pela mensagem.

    Postei em nosso site da AD da Casa Verde Alta.

    Adélia Brunelli

    ResponderExcluir
  8. Caro irmão João Cuzue!
    Graça e Paz!
    Grato pela visita bem como pelo enriqucedor comentário.
    Obrigado pela postagem no Blogueiros Cristãos.
    Toda honra e glória ao Senhor!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Prezada Adélia Brunelli!
    A Paz do Senhor!
    Grato pela visita e pela postagem no site da Casa Verde Alta.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  10. Concordo inteiramente, a maioria dos crentes so quer viver em vitoria, se houver alguma dificuldade logo apelam para alguma coisa como campanhas de sete disso, sete daquilo ou sete de outra coisa qualquer, o negocio e sair do aperto de qualquer jeito, da maneira mais facil ou de preferencia alguma mandinga santa, que nao seja necessario a leitura da palavra, meditacao na mesma na direcao do Espirito Santo e oracao.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Gilson,
    Graça e Paz!
    Grato pela visita e comentário que agregou valores a este post.
    Volte sempre!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...