quinta-feira, 31 de julho de 2008

NEGÓCIOS DO EVANGELHO OU EVANGELHO DE NEGÓCIOS?

E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. 2 Timóteo 2: 5

Talvez este assunto seja um tanto controverso, no entanto se faz necessária uma reflexão mais aprofundada, sobre as dificuldades impostas pela realidade de um “evangelho” que virou negócio, e digo mais, negócio de marketing, mídia, poder e manipulação de massas.

O natural crescimento da obra de Deus foi mal interpretado por alguns líderes, os quais transformaram Igrejas e Ministérios por eles dirigidos em verdadeiros impérios, nesse caso um império requer um imperador.

Por outro lado, evangelistas transformaram a pregação do evangelho em um negócio, e isto mais do que nunca está totalmente às claras e à vista de todos. O dom da palavra precisa estar associado a técnicas de psicologia, marketing e publicidade. Essas combinações quando mal interpretadas, quase sempre transformam seus participantes em verdadeiros ícones de gerações, referenciais, artistas e pop stars.

A pergunta que não quer calar é a seguinte:

Onde erraram, quando e como começaram com isso?

Foi proposital ou entraram em uma cadeia de ações e atitudes, nas quais foram enredados e não conseguiram mais sair?

Em algumas oportunidades de conversas, comecei a descobrir que tudo começa com a simplicidade do evangelho, no entanto o inimigo, como sempre, não satisfeito começa a criar situações, a princípio muito simples, do tipo café quer leite e leite quer café, e, quando se vê foram extrapolados os limites e o princípio da ética cristã foi em muito deturpado em nome da pregação do evangelho.

Não quero utilizar-me deste ensaio, para de forma banal e irresponsável atirar pedra em quem quer que seja, muito pelo contrário, a idéia é trazer à baila e colocar como tema de reflexão para a Igreja dos tempos modernos, um assunto de tamanha importância.

A mídia é necessária, mas todos sabem também ser muito cara.

Uma vez se adentrando a ela, só sobrevive quem utilizar-se das diversas formas de arrecadação de recursos para sua manutenção. A necessidade de mega ofertas, venda de CDs, DVDs, Livros, Bíblias de Estudos e tudo mais que se possa imaginar, começa então trazer certo grau de concorrência para dentro do próprio reino.

Nesse caso, tal concorrência começa importar sistemas e artifícios não condizentes com a ética cristã e os princípios do próprio evangelho. A Inveja nasce, o ciúme se prolifera e gente boa começa a se perder no meio e por conta da própria pregação do evangelho.

Até onde isso está correto?

Os programas, o desempenho dos pregadores, cantores, músicos, a qualidade dos profissionais de bastidores, a capacidade de operação de publicidade e marketing, os índices de audiência, o resultado das equipes de telemarketing, tudo isso e algo mais que possa ainda haver, em conjunto, começa a descaracterizar a MOTIVAÇÃO ORIGINAL das finalidades a que tudo se destina.

Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4

QUA A VERDADEIRA MOTIVAÇÃO PARA TUDO ISSO?

Reflitamos sobre as palavras do Apóstolo Paulo:

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2:2

Onde está o ponto “X” da questão, onde se pode limitar o ético e o exagero?

Onde deixamos a simplicidade e o foco do evangelho e adentramos no terreno minado da grandeza humana e terrena, da concorrência desleal e passamos a lutar indiretamente pela queda do próximo, tudo isso em nome de um pseudo crescimento no reino?

Quando falo desses assuntos, incluo a indiscriminada fundação de Igrejas e mais Igrejas, numa verdadeira promoção do “vem pra minha você também”.

Não podemos esquecer a guerra das editoras que chegam a anunciar sua literatura evangélica como a melhor, com melhor conteúdo, maior número de páginas e o menor preço.

Os temas abordados, no afã de venderem a contento e atingirem em massa o público alvo, normalmente deixam de lado a ortodoxia bíblica e suas doutrinas fundamentais e versam abundantemente sobre psicologia, auto ajuda, prosperidade, finanças, confissão positiva, afinal, do jeitinho que o mundo faz, isso sem falar nas diversas Bíblias de conveniência e afinidades.

Isso vende como água, parece até reproduzir a propaganda de certo biscoito que dizia:

Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

Onde vamos parar?

Como Deus vê e reage a tudo isso?

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16

A pergunta é: Onde ficou a simplicidade do evangelho?

Voltando ao princípio dos meus questionamentos, quantos bons obreiros se perderam nesse emaranhado de negócios do evangelho. Alguns começaram tão bem a carreira, e era muito melhor para eles mesmos, que tivessem ficado no anonimato das suas primeiras ações.

Fama, poder e riqueza, são ingredientes nefastos para a vida de qualquer um, principalmente para aqueles que militam a boa milícia. Isso tudo sem falar na correria dos negócios, viagens constantes, prazos, eventos, conferências e representações institucionais, o que aos poucos vai minando a família, o casamento, e deixando uma lacuna sentimental e de carência que quase sempre leva um líder à ruína.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 1 Timóteo 6:9
É preciso preparo espiritual, ministerial e acima de tudo a graça de Deus e a orientação do Espírito Santo para que não se caia nas tentações e ciladas impostas pelo próprio inimigo em nome da pregação do evangelho.

18 comentários:

  1. .

    Pastor Carlos,

    Infelizmente os tempos são ruins. Homens de Deus têm abandonado ministérios para criar outros, porque não aceitam ser mais controlados.

    A perspectiva de um sustento fácil, de trabalhar para si, em lugar de trabalhar para a causa da Igreja de Cristo tem me "assustado" muito ultimamente.

    Bom é estar no lugar onde Deus quer que fiquemos, pois o ministério pastoral é sujeito a insistentes ataques do diabo. Quem for ministro, mas estiver fora do chamado do Senhor, certamente cairá. O pior é que a família também vai junto.

    Que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a família, além da própria alma?

    Foi muito oportuno o seu artigo.

    Deus lhe abençoe com muito mais. Daqui a uma semana, quando tiver colhido os frutos das visitas que seu Blog tem direito, vou publicar parte do texto nas mensagens selecionadas em www.blogueiroscristaos.blogspot.com
    naturalmente com o convite para continuar a leitura no Point Rhema.

    Parabéns!


    .

    ResponderExcluir
  2. Caro pastor Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Parabéns por essa importante abordagem. O povo de Deus precisa ser alertado quanto a esses desvios desses tempos pós-modernos.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  3. O evangelho é simples e muitas vezes fazemos dele algo complexo! O nosso maior objetivo deve ser prezar pelo evangelho simples, sem deturpações influenciadas pelo humanismo que assola esse "século"!
    Obrigada Pr.! Pela reflexão!

    Post novo no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor estimado Pastor e Amigo!

    Louvo a Deus pela vossa iniciativa corajosa e ousada em lançar luz a um tema tão latente e ao mesmo tempo tão velado no meio do povo evangélico - sobretudo no meio da liderança evangélica.

    Se o senhor queria saber como Deus tem reagido a tudo isso, digo que Deus tem levantado homens como o senhor e outros valorosos pastores como arautos da verdade.

    Saiba que tens nesse teu humilde servo um agente ativo nessa "batalha contra o mal".

    Estou certo de que nossa luta não é "contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais".

    Prossigamos para o Alvo...

    Em Cristo,

    Robson Silva

    ResponderExcluir
  5. Pastor Carlos,

    Estamos vivendo os dias, que o apostolo Paulo disse: Tempos trabalhosos;
    porque haverá homens amantes de si mesmo, ORGULHOSOS,mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.


    Tu, pois meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

    Abráços,

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão, pastor Carlos. Prossiga. É preciso mais textos sobre esses temas, analisados com o equilíbrio bíblico e com a experiência de um líder eclesiástico como o irmão.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Querido Pastor Carlos,

    Que Mensagem excelente meu irmão, infelismente nem todos os mercadantes do evangélio ira ler está mensagem, mas alcançando alguns o evangélio ja estará sendo benificiado, hoje entende-se por poder de Deus quando o pregador sai com o palitó molhado, pois faz aquele movimento e diz que Deus ta dando isso e aquilo ou seja tem que fazer o movimento de caixa e não aquela mensagem que vai no profundo da alma que faz o pecador derramar lagrimas diante de Deus e reconhecer que é um pecador, só se houve barulhos e nós ficamos observando que estás mensagens não muda a vida de ninguem, só fica enchendo o coração dos homens de que eles tem que ter muitos bens, quando o propósito de Cristo é salvar a humanidade, eu acredito no Deus que abençõa, Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.MT 6:33.

    Pr. Mauricio (JD. Helena)

    ResponderExcluir
  8. Caro irmão João Cruzue,
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua visita e comentário neste blog.
    A preocupação atinge tsmbém a vida e família desses líderes.
    Muitos são soldados enredados e feridos que ainda não se deram conta.
    Oremos por eles.

    ResponderExcluir
  9. Caro irmão João Cruzue,
    Em tempo,
    Tenha liberdade de postar em qualquer blog que o irmão julgar conveniente.
    Agradeço a atenção.
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  10. Caro Pr. Ciro Zibordi!
    Graato pela sua visita e comentário aqui no Point Rhema.
    Sua participação honra este espaço.
    Muito obrigado!
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  11. Prezada Amanda Seguins!
    Graça e Paz!
    Grato pela sua visita e comentário.
    Oremos para que o Senhor nos ajude a crescer em edificação e na graça, sem perdermos a simplicidade do evangelho.
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo, ovelha e irmão em Cristo Robson!
    Grato pela sua visita e comentário.
    Continuemos a batalhar pela fé e pela simplicidade do evangelho.
    Um grande abraço a todos do Vargem Grande.
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  13. Caro amigo Pr. Silas!
    A Paz do Senhor!
    É sempre um prazer saber que vc. é um dos frequentadores do Point Rhema.
    Continuemos nessa luta que tem duas frentes de batalha.
    A primeira é contra o mal, a segunda é interior, no sentido de que não caiamos na armadilha do inimigo e confundamos as coisas, perdendo a simplicidade do evangelho.

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo Pr. Isael Araújo!
    Sua participação e comentário aqui no Point Rhema dignifica este espaço.
    Grato!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  15. Caro Pr. Maurício - Jd. Helena,
    A Paz do Senhor!
    Grato pela sua visita e comentário.
    Orem por mim para que nnão vnha tirar o foco da visão do reino de Deus.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  16. Querido Pastor Carlos,
    Muito bom esse artigo, mesmo relatando algumas mazelas que vivemos nos dias atuais por conta de ambições humanas.
    Com certeza este tema é muito importante para a vida cristã, e voce atingiu com coragem, clareza e acima de tudo sabedoria o ponto "x" da questão, jamais o envangelho deve ser encarado como mercadoria e seus divulgadores como pop stars, devem sim ser instrumentos para difundir a palavra de Deus.
    Lamentavel a concorrencia que vemos hoje em dia entre pregadores e ministerios, afinal de contas cremos em unico Deus.
    Parabens Pastor, que Deus continue te abençoando grandemente fraternal Abraço
    Nicola

    ResponderExcluir
  17. OLÁ PASTOR,
    CARLOS A PAZ DO SENHOR!
    ÓTIMO ARTIGO, ACREDITO QUE MUITOS QUE TRILHARAM POR ESTE CAMINHO VOLUNTARIO OU INVOLUNTARIAMENTE PODEM ATÉ PARAR PARA VER O QUE FEZ, POR ONDE E ATÉ MESMO QUEM PREJUDICOU NA MAIORIA DAZ VEZES A PROPRIA FAMILIA) TALVEZ FALTE HUMILDADE E O PRINCIPAL (RENUNCIA)PENSAM TALVEZ "E SE EU TIVER QUE ANDAR DE ONIBUS OUTRA VEZ? SE EU TIVER QUE GASTAR MENOS?" AI PENSAM NA FAMILIA "SE EU NÃO PUDER PAGAR UMA FACULDADE PARA MEUS FILHOS?" AI PREFEREM CONTINUAR NA CAMINHADA DA FAMA,FORTUNA,ETC...E ESQUECEM QUE O EVANGELHO É RENUNCIA SE NÃO TEM TELEVISÃO TEM EVANGELISMO PORTA A PORTA SE NÃO TEM PLATÉIA TEM AS FEIRAS TEM VIZINHOS MAIS É CLARO SE O OBJETIVO FOR GANHAR ALMAS QUE O SENHOR NOS GUARDE E NOS LIVRE E ESCLAREÇA A TODOS.

    ABRAÇO PASTOR CARLOS

    PB. ANDERSON O. ASSIS CT 95 AD CUBATÃO

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...