sábado, 22 de dezembro de 2007

CELEBRANDO O NATAL SEM CULPA


Pela grande e infinita Misericórdia de Deus, somos nascidos em lares cristãos.
Sempre que chega a época do Natal, temos a imprensão que vivemos um misto de alegria, nostalgia e também de culpa.
Afinal de contas quem não se alegra com uma festa dessa natureza? Até quem não crê em Deus ou memso em nada, querendo ou não, tem que se envolver com o NATAL.

Jesus Cristo é um divisor de águas na história da humanidade, de tal maneira que é impossível ignorá-lo. Mesmo que uma pessoa se auto denomine indiferente ao EMANUEL, não conseguirá ficar ilhada diante de tamanha celebração.
Em que pese as várias facetas, nuances e motivações da festa natalina, o certo é que o mundo se dobra diante da celebração do Nascimento do Salvador.
O que nos chama a atenção é que, não raramente entre nós cristãos, sempre surge alguém querendo "por areia" na Celebração do Natal, relembrando que a data é proposta pelo sincretismo religioso, que os símbolos natalinos são pagãos, que o Natal é uma festa consumista imposta pelo capitalismo e por aí se vai...
Em primeiro lugar, queremos compartilhar que também acreditamos em tudo isso e sabemos ser a verdade, por isso mesmo, em nosso jornadear pastoral temos procurado alertar a Igreja e a todos aqueles que conosco convivem, para que exerçam uma celebração natalina, com consciência cristã genuína e real, no entanto, a pergunta que fazemos é a seguinte:
Simplesmente condenar a celebração do Natal, não seria uma faceta da nossa HIPOCRISIA CRISTÃ?

Assim como sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, também temos a consciência plena que Ele nasceu em qualquer outro dia do ano, ora, se não celebramos o aniversário do nascimento do Mestre festivamente em outro dia porque não sabemos a data exata, porque não fazê-lo no dia escolhido pelo mundo que pelo menos se denomina cristão?
Não seria hipocrisia, utilizarmo-nos do conhecimento, ou mesmo aproveitarmo-nos propositalmente de pormenores para afrontar nosso próximo, talvez até encandalizando os mais incautos?

Se não utilizamos qualquer símbolo natalino porque não queremos, ou mesmo pela consciência que temos de que diante de Deus não têm qualquer valor, tudo bem, mas, será justo criticarmos e ironizarmos quem os utiliza, com a justificativa de que não são de Deus ou que são símbolos pagãos? Porventura os demais símbolos, enfeites, pinturas, quadros e decoração em geral das nossas casas, ruas e escritórios são divinos ou inspirados pelo Espírito Santo?

Nos chama a atenção, crentes que não fazem churrasco o ano inteiro, mas por questão de capricho, deixam para assar carne, justamente na semana chamada "santa", somente para afrontar os vizinhos católicos com o cheiro do guisado. Até que ponto podemos considerar essa uma atitude cristã?

Acreditamos também que não devemos nos curvar diante do consumismo, nem da glutonaria, nem da bebedice, muito menos adorar a qualquer objeto ou símbolo natalino, porém, se tudo for feito com ordem e decência, que mal há em se comemorar o Natal?

A Bíblia diz:

Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, faça-se tudo para a Gloria de Deus.

Não seria uma incoerência, dizer que nosso NATAL é todo dia, com o que também concordamos; mas escolhermos justamente essa data para não comemorá-lo, no afã de nos mostrarmos diferentes ou mesmo para andar na contramão do mundo?

Entendemos que existem muitas outras situações bíblicas e coerentes para fazermos a diferença, bem como para caminharmos na contramão do mundo, sem contrapormos, justamente quando o mundo se dobra, querendo ou não, diante do nascimento do Messias.


Se comemoramos o Nascimento de Jesus todos os dias, aí é que devemos usar nossa prática, para fazê-lo sem culpa ou remorsos no NATAL, e muito mais, aproveitar o ensejo para divulgarmos o real sentido da festa, do EMANUEL que traduzido é DEUS CONOSCO, do filho de Deus encarnado, que tem por nomes: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz!

Seja coerente, disciplinado e moderado, agradando acima de tudo o dono da festa e como verdadeiros cristãos, vamos também passar o 25 de Dezembro,
CELEBRANDO O NATAL SEM CULPAS .

FELIZ NATAL A TODOS OS IRMÃOS E AMIGOS VISITANTES DO POINT RHEMA

Pr. Carlos Roberto & Sarah Virgínia

23 comentários:

  1. Pastor Carlos Roberto,
    Identifiquei-me bastante com a sua posição à respeito da comemoração do Natal. É necessário que sejam divulgadas posições firmes e equilibradas não somente sobre o Natal e mas também sobre outras datas comemorativas.
    Que as bênçãos de Deus continuem sendo derramadas sobre o prezado pastor, sua esposa Sarah, e sobre a igreja que o irmão pastoreia.
    Um abraço do amigo,

    Pastor Isael de Araujo
    blog: dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por essa postagem. Suas palavras foram sabiamente colocadas.

    Acima de tudo, NATAL é CRISTO!

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Pastor Carlos.

    Quero parabenizá-lo mais uma vez pelas postagens inspiradas e edificantes publicadas aqui no PointRhema.
    Estou Certo de que Deus o tem posto por Arauto, Mensageiro Fiel e Dispenseiro de sua Palavra.
    Parabens pela maneira sincera e transparente com que abordou o tema NATAL SEM CULPA nesse artigo.
    Há tempos eu e minha casa deixamos de lado os enfeites natalinos, as árvores, os símbolos e todos os demais "predicados" relacionados ao "Business Christmas".
    No entanto, mantivemos aquele espírito que une os corações de pobres e ricos e que (demagogia ou não), promove a fraternidade trazendo um pingo de alegria a tantos corações doridos, sem esperança.
    Como diria o slogan da Mastercard: "essas coisas não têm preço". O sorriso de uma criança que ganha uma bonequinha, um carrinho, um yô-yô (lembra?), uma bicicleta... Não importa o tamanho, a cor ou o preço do presente, todos querem receber algo; todos querem sentir a mesma alegria sentida no encontro dos Reis do Oriente (ditos magos) com Maria, José e o Menino - O Salvador, Rei dos Reis.
    Parabéns meu amado, e que o Espírito de Deus mantenha acesa esta chama que arde em nossos corações, fazendo-nos sentir a alegria de termos a presença santa do Menino-Homem, crucificado e ressurreto. Daquele ao qual de si mesmo falou: "Não temas. Eu sou o que vivo e fui morto, mas estou vivo para todo o sempre!" Ap.1:18.

    Que Deus em Cristo o abençoe e toda a sua família.

    Feliz Natal!

    De seu fiel servo,

    Robson Silva de Sousa

    ResponderExcluir
  4. Importante seu artigo pastor Carlos, principalmente onde o senhor fala que, onde muitos possuem decorações em suas casas, até mesmo com simbolismo pagão( conheço um pastor que não é a favor dos simblos natalinos, mas ganhou uma 'estatueta' de presente quando estava na África).

    Bem equilibrada a sua posição,

    Parabéns, a Paz do Senhor e Feliz Natal pastor Carlos

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo, pastor Carlos Robert:

    Aproveito o ensejo para desejar ao irmão e amigo, bem como à sua digna família, votos de abençoado Natal e um 2008 de grandes conquistas espirituais.

    Naquele que é a razão de nossa alegria na comemoração deste Natal e de tantos outros que vierem... sem culpa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Querido Pastor Carlos e Irmã Sarah,

    Que a paz do Senhor Jesus esteja com vocês e comigo também.
    Desejo do meu coração que vocês tenham um feliz natal e próspero ano novo junto dos seu familiares, e que Deus abençoe a todos.

    Para sua meditação

    Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  7. Pastor Carlos
    Que a luz do nascimento de Jesus Cristo em nossas vidas iluminem corações distanciados de Deus.Boas festas e grandes realizações para o ano de 2008.

    ResponderExcluir
  8. Caro pastor Carlos Roberto,
    Que a paz do Senhor seja com o irmão. Louvo a Deus porque assim como vcs eu tambem, pela misericórdia de Deus, sou nascido em lar cristão.
    Confesso que foi de grande valia travar relacionamento com o irmão nesse ano de 2007, através da blogosfera. Desejo a você um bom final de ano e que 2008 revele um tempo em que o labor mais importante na nossa comunicação continue sendo a busca da afirmação dos nossos blogs como espaços de koinonia, contribuindo para que seja dissipada definitivamente a possibilidade daquilo que o pastor chama de "faceta da nossa HIPOCRISIA CRISTÃ"
    Soube que há pouco vc esteve aqui em São José dos Campos, na igreja do meu amigo pr Sales. Comentários dão conta que o pessoal ficou muito feliz com a sua presença.

    Um abraço
    Paulo Silvano

    ResponderExcluir
  9. Olá meu caro mano e homem de Deus,

    Agradeço pela lembrança e desejo que a Graça divina, manifestada na obra expiatória de Cristo, seja~lhe real sempre!

    Deus o abençoe, juntamente com toda a sua casa,

    Em Cristo, o Senhor,

    Pr. Antônio Mesquita - CPAD
    Seu amigo e servo de Cristo

    ResponderExcluir
  10. Caro Pastor Carlos,

    Sirvo-me da presente para desejar ao prezado irmão juntamente com sua digna esposa, irmã Sarah, um Feliz Natal e Abençoado Ano Novo.

    (III João 1:2 - Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma).

    De seu irmão e amigo,

    Alexandre Maximiano de Sá
    AD Casa Verde - SP.SP

    ResponderExcluir
  11. Pastor Carlos!!!
    A Paz do Senhor!!!!

    Òtimo artigo Pr Carlos, a verdade as vezes dói e nos faz ficar incomodados mais não dá para não aceita-lá o sr colocou muito bem acerca deste assunto que o nosso Deus continue o usando como canal de benção tanto o sr como a irmã sarah.
    !!!!!!!!feliz natal!!!!!!!!!!!
    ao senhor,irmã Sarah e toda a familia sem papai noel e sem culpa
    abraço Pb. Anderson O. Assis AD cubatão ct-95

    ResponderExcluir
  12. Pr. Carlos,

    Acrescentando à mensagem do seu artigo, se há o que acrescentar, e
    considerando o que diz as escrituras do Novo testamento, nos caberia apenas festejarmos a Ceia do Senhor.
    Porém não há nenhum ítem impeditivo concernente a celebração de outras festas. E se não há impedimento, que festejemos.
    Até os anjos festejam diante de Deus por uma alma que é salva.
    O que há é muita hipocrisia e coração fechado para comunhão. O centro é Cristo, e se o Natal for Cristocêntrico, então que festejemos.
    Conhecemos a história, sabemos que não foi em dezembro, mas que Ele nasceu, nasceu. Aleluia.
    As festas de aniversário também possuem origem pagãs e são festejadas por nós cristão, e daí, festejemos e nos alegremos com o homenageado.
    Houve festa no retorno do filho pródigo. Houve festa na chegada de Paulo a Filipos. E se há festa que a festejemos.
    Já participei da "Festa dos Tabernáculos" preparada por uma comunidade cristã messiânica, foi uma benção. Sabe porque? Jesus foi o centro.
    Nós cristãos devemos aproveitar a oportunidade do festejo do Natal, onde as pessoas se revestem de certa religiosidade e aplicar-lhes a Palavra.
    No Natal, as pessoas que não conhecem a Cristo abrem seus corações para ouvir, então que aproveitemos este momento para dizer-lhes que Jesus nasceu, viveu entre nós, levou sobre sí todo nosso pecado, morreu, ressuscitou e virá buscar um povo redimido por Seus sangue.
    E se o importante não é o dia em que Jesus nasceu aqui na terra, festejaremos então o dia em que nasceu em nosso vida. E se nos prepararmos, consagrarmos, ensaiarmos belos corais e peças, enfeitarmos nossas igrejas, e prepararmos uma bela celebração, a noite de Natal será um belo Natal, onde nascerá na vida de muitos incrédulos, Jesus o Cristo.
    E assím até os anjos de Deus nos ajudarão nesta tão grande Festa de Amor e Paz.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pr Carlos,
    Visitei seu Flog como falam aqui.
    Gostaria de saber se entra em msn?
    Qual o seu?

    Um abração a todos que lembrar: pra Sarah, pr. Josias, sua mãe Lisete, Mock, Clovis, familiares, etc...

    Mande um Feliz Ano Natal e um próspero Ano Novo!

    Daqui do Kia, SC no Sul!
    Meu tel 47-3264-5761

    ResponderExcluir
  14. Em junho aqui tem um "Sem João, Com Jesus". Os "crentes" dançam forró a noite toda, pulam, brincam, soltam fogos, comem comidas juninas. Eu os classifico como liberais. Os radicais nem milho comem, pois dizem que foi consagrado a João. Os equilibrados agradecem à mesa a canjica farta, e vão à igreja celebrar Deus!

    ResponderExcluir
  15. Pr. Carlos,
    Graça e paz.
    Neste Natal...
    Que a luz do nosso senhor JESUS, resplandeça no seu coração, e que o ESPIRITO SANTO de DEUS, esteja no controle de sua vida.
    Que a alegria da amizade, invada seu coração e o torne mais feliz.
    Que as estrelas da esperança te abrace de tal forma, que você venha ase alegrar a cada lembrança.
    Que os presentes de amor, sejam lembrados por todos os dias do próximo ano prestes a nascer.
    Que neste Natal, fique na memória a expectativa de uma vida melhor e arealização de dias gloriosos.
    Neste Natal quero e preciso te dizer que você merece presentes divinos, e riquezas que abençoem seu coração.
    Desejo à você,
    UM FELIZ NATALE UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES

    ResponderExcluir
  16. Ao amigo e pastor,
    Carlos Roberto e irma Sarah!
    Um feliz natal muito abençoado pelo nosso bom Deus, e que todos os seus sonhos possam ser realizados.
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  17. A todos os amigos!
    Gostaria de desejar um feliz natal.
    Que as bençãos de Deus sejam derramadas abundantemente sobre a vida de cada um.
    Que a paz de Jesus cristo reine em cada coração, e que as consolações do Espirito Santo sejam constantes não só neste dia, mas tambem em todos os dias de nossas vidas.
    Que todos possam nesta noite de natal, lembrar-se do aniversariante, chamá-lo para estar mais pertinho, e caminhar com ele.
    Um grande abraço a todos.
    Vitor Simões, Janicleide e Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
  18. Desejo-te Um Feliz natal e uma ótima passagem de Ano para vc!

    Que Chuvas de Bençãos sejam derramada sobre você e toda sua família e que gotas dessas chuvas possam cair sobre todos aqueles que te rodeiam, para que o nome do SENHOR continue sendo glorificado em sua Vida no Ano Novo!

    Ano que ELE nos concede!!!
    São os votos Sinceros do vosso conservo em CRISTO e Amigo, Humberto de Simone Junior.

    ResponderExcluir
  19. a Paz do Sr.
    Servo de Deus
    quero nesta oportunidade desejar ao PASTOR , irmã Sara e toda sua familia um Feliz Natal, lembrando ainda que o cumprimento da Profecia de Isaias se cumpriu
    um Menino nos NASCEU um Filho SE se nos deu e O PRINCIPADO esta sobre seu ombro e o seu NOME sera MARAVILHOSO,CONCELHEIRO,DEUS FORTE,
    PAI DA ETERNIDADE E PRINCIPE DA PAZ
    QUE TODAS AS BENÇÃOS ESTEJAM DESPENSADAS SOBRE AS VOSSAS VIDA.....

    ResponderExcluir
  20. Assino em baixo Pastor Carlos Roberto, FELIZ NATAL A TODOS!

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor Jesus prezado Pastor!


    Pastor,
    meio atrasada mas quero desejar-lhe um Final de Ano muito feliz e abençoado por Deus. O natal estive ausente pois viajei, não deu tempo de mandar um e-mail desejando um Feliz natal, mas creio que teve um natal abençoado.

    Sei que essse ano que está passando foi de bençãos e vitórias, mas que o ano que se inicia seja ainda maiores as bençãos reservados para vossa vida e de sua família.
    Que Deus possa conceder todo desejo do vosso coração. Que desfrute de muita paz, saúde e muitas felicdades ao lado do senhor Jesus.

    Desejo um Feliz Ano Novo!

    Forte abraço
    Ester

    ResponderExcluir
  22. Meus queridos amigos,

    Pr. Carlos e irmã Sarah:

    Desejo a vcs um final de ano maravilhoso e abençoado por Deus. Mais um ano termina e com certeza grandes conquistas e bençãos Deus no concedeu e que o ano que se incia seja repleto de muitas bençãos e vitórias!!

    Me perdoem por não ter mandado antes do natal. Estive ausente, mas quero antecipadamente já desejar-lhe um final de ano com muita paz, saúde e que Deus possa ser o centro e o principal em nossas vidas!!

    Feliz Ano Novo!
    Bj

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...