sábado, 15 de dezembro de 2007

CANSADO DE TEOLOGIA





Cansado de teologia!

É assim que me sinto.

Cansado de ver um povo enganado, iludido, "declarando" e "profetizando" prosperidade.

Cansado de ver tanta gente "bradando aos céus", "exigindo" e "cobrando" de Deus por promessas que Ele nunca fez.

Durante anos tenho visto pessoas que "exalam" fé, uma fé sem resultados, uma fé inútil.

Tenho visto pessoas que não tinham dinheiro nem para pagar o ônibus que os levavam até a "igreja", mas foram essas mesmas pessoas que deram a seus líderes, dinheiro suficiente para comprarem carros blindados e mandar os filhos estudarem no exterior.

Quanta incoerência!

Enquanto esses líderes pregavam a tal "teologia" que os tiraria da crise financeira, as pessoas continuavam vivendo a mesma vida de dificuldades, e muitas vezes, com um certo "ressentimento" para com Deus, que não cumpria com aquelas promessas que saiam do púlpito.

Tenho visto gente preocupada em combater o gafanhoto, sem perceber que este se apresenta com a bíblia na mão sobre o altar.

Nestes tempos tenho visto uma teologia cheia de facilidades, onde a porta larga conduz ao céu e a estreita à perdição.

Tenho visto uma “teologia” onde o Espírito Santo faz de tudo:
As pessoas caírem no chão, rirem descontroladamente, falarem em línguas "estranhas"...
Só não faz uma coisa: Gerar arrependimento para santificação.

Tenho visto ainda apóstolos auto-intitulados, e os que não eram auto-intitulados, mas que foram ordenados por homens que eram.

Tenho visto homens se dizerem íntegros e "de probidade", mas que são corruptos e endemoninhados.

Tenho visto uma teologia que nos transforma em "deuses". Uma teologia de mentiras, de palavras que voltam vazias, de profecias que não se cumprem nunca.

Tenho visto uma teologia de emocionalismos:
De música de fundo na hora da oração que leva à emoção;
De voz trêmula para gerar o choro;
De teatro;
De frases mentirosas como: "Eu sinto a presença de Deus", quando o que realmente se sentia era o desejo de manipular as pessoas.

Tenho visto uma teologia de orgulho e soberba. Uma teologia de homens que dizem serem "donos da verdade", conhecedores da "revelação completa".

Tenho visto uma teologia que subestima os reformadores, afinal, sua "doutrina" é superior.

– Disse Jesus: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10:10)

Tenho visto uma teologia criada pelo demônio, teologia que rouba o povo de Deus, que mata os sonhos da eternidade e destrói a confiança no Evangelho. ESTOU CANSADO DESSA TEOLOGIA!

- Paulo diz a Timóteo:

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência”. (I Timóteo 4:1,2) - QUE DEUS NOS SALVE DESSA TEOLOGIA.

Querido Formando (a)

Precisamos viver A Teologia da verdade.
A Teologia bíblica.
A Teologia que não acrescenta nada a Palavra de Deus.
Precisamos ensinar e aprender a verdadeira Teologia da Graça, a Teologia que não cobra nada de Deus, mais que pede pela "Sua misericórdia".
Precisamos da Teologia do Pai Nosso, da Teologia do arrependimento diário, da Teologia da gratidão a Deus.
Precisamos da Teologia que ao invés de buscar a bênção, busca o abençoador.
Precisamos da Teologia que não distorce as Escrituras.
Precisamos da Teologia de Deus!

Um abraço e parabéns!

Adaptado por:
Pr. Jorge de Souza Antunes
Diretor Administrativo da Escola Teológica da Assembléia de Deus do Ministério de Taubaté-SP, durante a formatura da turma de 2007 que leva seu nome, realizada em 13.12.2007.
Crédito:
Quero agradecer ao visitante Djalma Oliveira Santiago que nos dá a informação do texto original, do qual o Pr. Jorge Antunes fez a adaptação:
Pr. Walter R. da Cunha

16 comentários:

  1. .

    Excelente crítica. Vamos fazer coro ao Point Rhema e publicar esta bênção no Blogueiros Cristãos.


    Um Abraço Pastor Carlos Alberto


    .

    ResponderExcluir
  2. Oh Glória!

    Encontrei alguém tão cansado dessas coisas quanto eu...

    Talvez possamos nos ajudar mutuamente e nos levantarmos contra esse tipo de "teologia"...

    Permita-me colocar esse "teo" com letra minúscula, já que de "THEO", O TODO PODEROSO, não têm nada...

    Não tem sal, nem açucar...

    Aliás, é bem possível que tenha somente açucar, para adoçar a vida daqueles que só querem saber de uma "mamatazinha", ou por que não dizer de um "melzinho na chupeta", porque de SAL, aquele genuíno ao qual JESUS se referiu, com certeza não têm absolutamente nada...

    Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que nos capacite e nos dê coragem e ousadia para enfrentar essas heresias em pleno púlpito, falando aberta e francamente contra esse lixo "atômico" que estão depositando nos ouvidos e corações de nossos irmãos e amigos ouvintes.

    Parabéns aos formandos da Escola Teológica da Assembléia de Deus Min. de Taubaté.

    O Blog Prossigo para o Alvo se congratula com vocês.

    No Amor de Cristo,

    Robson

    ResponderExcluir
  3. "Precisamos diferenciar a verdadeira TEOLOGIA" da "tiologia" (tiologia mesmo!!)

    A Teologia em si, como busca da ortodoxia (a doutrina teológica correta), surgiu dos desafios impostos aos ensinamentos cristãos por sectários que se apresentavam diante da Igreja e do mundo pagão como cristãos mais genuínos ou importantes do que os principais herdeiros dos apóstolos. Esses desafios à mensagem apostólica e à autoridade dos sucessores nomeados pelos apóstolos tiveram tanto sucesso em criar caos e confusão que se tornou imprescindível o desenvolvimento de uma reflexão teológica formal para combatê-los.

    Por que a Teologia é necessária:

    1º Porque agrupa, estabelece e enfatiza as doutrinas da fé cristã, que são essenciais para o estabelecimento entre o crente e Deus. As doutrinas estão intimamente ligadas à nossa declaração de fé.

    2º Porque a verdade doutrinária e a experiência existencial são relacionadas entre sí. A verdade bíblica apresentada pela TEOLOGIA deve afetar nossa vida cotidiana, provocando mudanças positivas em nossa vida espiritual.

    3º Por causa da grande quantidade de alternativas e desafios que abundam em nosso tempo. São as alternativas seculares como o humanismo, que advoga o secularismo e aponta o homem como senhor do seu destino; o marxismo ateu, que aponta para uma sociedade sem classes e nega tudo o que é espiritual.

    4º Porque seu estudo diligente é uma poderosa arma contra os falsos ensinos. Vivemos uma verdadeira "babel" de seitas, modismos e religiões falsas. São grupos que podem ser identificados pelas seguintes características: ambição financeira, ânsia por poder e negação das verdades bíblicas. O melhor antídoto contra essas heresias é o conhecimento doutrinário e teológico.

    5 Reforça a visão e o labor pastoral. A Boa Teologia alimenta a visão do líder e dinamiza o seu labor ministerial. Fortalece suas convicções e leva os seus liderados à maturidade espiritual, protegendo-os contra a voracidade dos lobos vestidos de ovelhas.

    É uma insensatez criticar a teologia ou aqueles que estudam essa disciplina, porque na realidade, todos somos frutos de uma escola de pensamento teológico. Como pentecostais, cremos no batismo do Espírito Santo, na cura divina, na atualidade dos Dons espirituais, na busca da santidade e etc. Foi através do estudo da teologia que nossos antepassados chegaram a esses pressupostos teológicos.
    Outro paradoxo, é que muitos dos que criticam o estudo teológico, estudam TEOLOGIA! O que é a Escola Bíblica Dominical`? É um centro por excelência, de estudos Teológicos. Muitos crentes reticentes quanto à Teologia são alunos assíduos da Escola Bíblica Dominical!

    A recomendação bíblica é:

    "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja CORRETAMENTE a palavra da Verdade". ( 2 Timóteo 2:15)

    "σπουδασον σεαυτόν δόκιμον παραστησαι τω Θεω, εργάτην ανεπαίσχυντον, όρθοτομουντα τον λόγον της αληθείας" (Τιμοθεον b 2:15)

    Abraços Fraternais

    Pb. Alípio Fernande
    AD Santo André - SP

    ResponderExcluir
  4. querido e amado prs. infelismente vivemos no cotidiano estas crueldades biblicas e infieis,junto com a vossa pessoa sinto em ouvir,ler e acima de tudo ver.... oramos a Deus para que possam ter homens e mulheres de Deus para sempre nos orientar e fica a alerta para todos nós
    amem pb.vagner salvino vila natal

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. .

    Li com satisfação o comentário do Irmão Alípio Fernandes da AD de Santo André. Gostei tanto que também publiquei seu texto no Blogueiros Cristãos - www.blogueiros.cristaos.blogspot.com , um espaço especial para a divulgação de textos de boa lavra, pois o que é bom deve ser conpartilhado e divulgado.

    De volta ao cerne do assunto, não vejo contradição entre a essência do Postagem e a réplica do Pb. Alípio. Embora as palavras aparentemente sejam diferentes os dois pensamentos são iguais.

    Na Realidade o texto adaptado do Pr. Jorge de Souza Antunes está criticando a mesma "tiologia" do Irmão Alípio. A Teologia que ele está criticando é exatamente a que foge a ortodoxia cristã. Como Disse Jesus, basta apenas um pouco de fermento para levedar toda massa.

    Irmãos, sabemos que a fé é confiada aos santos pela graça de Deus. A compaixão vem de Deus, o arrependimento é obra do Espírito Santo e no meio disso o homem foi comissionado para ser o portador da Mensagem de Deus - o Evangelho.

    Acontece que em todas as recomendações, tanto de Jesus, quanto de Paulo, quanto de Pedro é muito claro a existência de duas vertentes teológias. Uma é verdadeira (a Lei e o testemunho)e a outra é falsa.

    Pelo fruto, se conhecerá as árvores!

    O pastor Jorge está "descendo" o cajado nas árvores de frutos venenosos, e o Pb. Alíbio, fazendo a defesa da Teologia das árvores de frutos bons.

    Na realidade os dois textos se complementam tanto quanto o assunto da salvação pela graça sob a lavra de Paulo e Tiago.

    Ô glória!



    .

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR PASTOR,
    GOSTEI MUITO SOBRE A REPORTAGEM DA TEOLOGIA.

    QUE DEUS NOS SALVE DESSA TEOLOGIA QUE PREGAM POR AI SEM NENHUM FUNDAMENTO BIBLICO.

    GOSTEI TAMBEM DA SUA AGENDA.
    QUEM SABE UM DIA EU CHEGO LA.
    UM ABRAÇO PASTOR, CONTE COMIGO!
    Alexandre Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Compartilho do mesmo pensamento com os irmãos. Glória a Deus por termos crentes que estão cheios dessas ondas de doutrinas que só trazem confusão, divisão, deixam dúvidas e nada edificam. Eu quero sim, a teologia que traduza o verdadeiro evangelho, o evangelho - se me permitam a comparação - "arroz com feijão". Isto mesmo!,o evangelho da simplicidade, da verdade, da santificação, o evangelho que produza mudança genuína de vida, que traga arrependimento sem os artifícios da comoção. O evangelho pregado por líderes apaixonados pela grande comissão de Jesus, que pregam por amor as almas e não pensando no retorno financeiro. Enfim, "nós" queremos a simplicidade, o amor, a entrega a uma vida cheia da presença do Espírito Santo, sempre aprendendo, crescendo no conhecimento e na graça de nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. PASTOR CARLOS ROBERTO,
    PARABÉNS PELA SUA PÁGINA DE INTERNET.
    GOSTEI DO SEU BLOG!

    DEUS O ABENÇOE.

    PR. JOÃO CARLOS PADILHA
    AD Presidente Prudente

    ResponderExcluir
  10. Parabens ao Pr. Jorge Antunes pelo artigo, e ao Pr. Carlos Roberto, pela veiculação em seu blog deste artigo.
    Parabéns pela coragem, pela visão de Deus, pois precisamos mesmo enxergar essa diferença gritante, entre Teologia e Tiologia.
    Que Deus continue abençoando aos amados irmãos, e como disse o Apostolo Paulo:

    "...E o que de mim, entre muitas [testemunhas], ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."(II Tm 2:2).

    Fiquem na Paz.

    Pb. Marcelo Alves Feitosa
    AD Min. Presidente Epitácio - SP

    ResponderExcluir
  11. Amado Pastor, Deus Seja Louvado.

    Pensei que estivesse sozinho...
    Estou vivendo justamente este momento e confesso que por vezes me sinto um pouco angustiado, pois estou profundamente cansado destas coisas.
    Como que um Deus Soberano, tornou-se uma "mercadoria à ser barganhada" nas mãos de homens e mulheres sem um mínimo de temor?
    Estou para ser consagrado à pastor nos próximos dias, e isto tem me preocupado muito, muito mesmo, pois quando recebi de Deus esta promessa já se passaram dezoito anos e olho para o cenário atual e vejo "líderes", "pastores", que estão distorcento os ensinamentos de Deus e fico olhando para o rebanho. Meu Deus até quando será assim?
    O emocionalísmo é a parte principal dos cultos, palavras que não transormam vidas, mas que apenas às trazem de volta para o próximo "culto de prosperidade", mas que as deixam distantes d'Aquele realmente pode mudar a vida das pessoas.
    Louvo a Deus por não ser o único a pensar assim.
    Um forte abraço pastor.

    André Nunes
    Vila Velha, ES

    ResponderExcluir
  12. A paz do Senhor,
    Pr. Carlos,
    Vi o comentário sobre Cansado de Teologia, que o irmão mandou p/ o Evang. Ivanildo Bahia.
    Muito bom aprender com o irmão. Deus abençoe sua vida cada dia mais.
    PB. ANACLETO

    ResponderExcluir
  13. Pastor Carlos,
    A paz do Senhor!
    Agradeço o envio do comentário sobre Cansado de Teologia.
    A cada dia aprendo um pouco mais com meu mestre, Pr Carlos.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Pb/Missionário Tiago Nascimento
    Igreja de Cristo em São Paulo
    Cansado de teologia.
    Gostei do favor que você faz aos que procuram todos os dias caminhar na verdade (JESUS). Os intulados superiores ... líderes espirituais, que gritam, impõe, profetizam e ainda mandam outros profetizarem, ensinam coisas de suposição comprometendo AQUELE que nada prometeu. Caso DEUS utilizasse imediatamente o primeiro mandamento ou mesmo Dt. 18:10-12,20 quantos estariam mortos agora por suas mentiras em nome do SENHOR JESUS ou mesmo de DEUS ou mesmo do ESPÍRITO SANTO?
    Tenho uma recomendação na palavra de DEUS: Oséias 4:6 - O MEU POVO FOI DESTRUÍDO, PORQUE LHE FALTOU O CONHECIMENTO...
    Tenho levado a palavra do SENHOR JESUS a pessoas, e muitas vezes encontro é gentes longe da atividade verdadeiramente cristã, por decepção em profecias, participavam de certos ministérios que não existem mais, falsas promessas em nome do SENHOR JESUS. Esses falsos obreiros são os que mais dominam o povo com falta do conhecimnto da leitura Bíblica do ensino TEOLÓGICO que a escola dominical favorece, GLÓRIA A DEUS.
    Estamos solenemente aceitando essas bizarrises, maluquice, circo armado no palco para esses loucos, tanta gritaria como se DEUS O TODO PODEROSO estivesse surdo (Is. 59:1), a onda agora é apostólos que nunca foram medidos pelo SENHOR nem capacitados para isso, é uma grande vergonha alguém dizer que é apostolo, porque eles não dizem que é um servo prisioneiro do SENHOR para anunciar o seu glorioso evangelho? Aí estão bispos, bispas, é tudo muito estranho. É o caso de já estarmos nos tempos da apostasia (ITm. 4:1)? A Igreja de Cristo, preserva sua prioridade: PREGAR A TODA CRIATURA, FAZER DISCÍPULOS, ENSINAR, e fazer guardar o que o SENHOR JESUS tem mandado (Mt. 28:19,20). Termino este comentário apropriado com sua declaração de impacto aludindo o que disse o profeta Oséias 6:3. Precisamos isto sim conhecer e prosseguir em conhecer ao SENHOR. Aleleuia, glória.

    ResponderExcluir
  15. Perfeito meu irmão...
    Só faltou mesmo os créditos pelo texto "adaptado".


    Cansado de Teologia

    por

    Pr. Walter R. da Cunha

    http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/cansado_teologia.htm

    Deus te agracie!

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz,

    A mensagem do cristianismo autêntico é a mensagem do evangelho do Reino. E a autor dessa mensagem é o próprio Cristo, que várias vezes fala que fala as coisas que o Pai lhe disse.
    Devemos continuar a "copiar" e "colar", a mensagem do evangelho do Reino, sempre lembrando a autoria desta mensagem que é do próprio Cristo.
    Na era dos celulares, internet, computador, não sou contra o uso do CTRL+C, CTRL+V, desde que citemos a verdadeira fonte.

    Fraternalmente em Cristo,

    Hildson Pires

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...