sábado, 27 de outubro de 2007

CONVERTIDOS OU CONVENCIDOS DO EVANGELHO?


A Palavra de Deus, inerrantemente é viva e eficaz.

Recentemente, meditando sobre o conhecidíssimo capítulo 3 do evangelho de João, fui tomado de assalto com um verdadeiro tratado sobre conversão versus convencimento.

Nicodemos era uma autoridade entre os judeus, por isso foi ter de noite com Jesus. Estava totalmente convencido de que espiritualmente Jesus era a melhor opção, senão vejamos suas próprias palavras:

Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3:2

Em primeiro lugar, Nicodemos considerava o Senhor como Mestre, depois, reconhecia a veracidade dos sinais que fazia, entendendo então que, em sendo assim, tal genuinidade somente poderia proceder de Deus.

Preliminarmente perfeito. Entendo que Nicodemos diante do seu convencimento, esperava do Mestre apenas a afirmação de que já estava salvo.

Jesus, na condição de supremo conhecedor das intenções do coração, nem esperou que Nicodemos expressasse suas dúvidas, foi direto ao assunto. Antecipou-se, mostrando assim que já sabia onde ele queria chegar.

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. João 3: 3

Jesus deixa claro que Nicodemos estava CONVENCIDO DO EVANGELHO, mas queria ter a plena certeza de que isto lhe garantiria a entrada no Reino de Deus.

Após essa misteriosa afirmação do Senhor Jesus, o mestre Nicodemos rende-se totalmente, coloca-se na condição de aluno e inicia-se então a maior aula sobre CONVERSÃO versus CONVENCIMENTO.

Nicodemos pergunta-lhe então:

Como pode um homem nascer, sendo velho?Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. João 3: 4-5

Vejamos que, qualquer vida é fruto da ação de dois agentes que se fecundam. No caso da vida espiritual também.

Os dois agentes: Água e Espírito, ou seja:

1 - A Palavra de Deus que gera fé:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10: 17,

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 1ª Pedro 1: 23

2 - A ação milagrosa do Espírito Santo:

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Tito 3:5
É necessário nascer de novo.

O convencimento talvez seja um bom começo, mas não é suficiente para libertar o homem de seus vícios, traumas e pecados, deixa a pessoa como uma espécie de ser domesticado, uma fera adormecida, mas não transformada. A qualquer ameaça do inimigo ela acorda, desperta para o seu estado original. Está CONVENCIDA, mas não CONVERTIDA ao evangelho.

A mídia nos dá um grande exemplo de convencimento.
Somos convencidos a adquirir qualquer produto através do convencimento. Uma mesma agência de publicidade, após nos ter convencido, é contratada pelo mesmo fabricante para trazer maior convencimento sobre outro produto congênere, e se fizer um bom trabalho mudaremos de opinião.
Convencimento é condição momentânea e circunstancial, porém, conversão é mudança permanente de natureza, por isso Jesus foi implacável com Nicodemos:

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3: 7

A conversão é uma questão misteriosa de Deus, não tem como haver compreensão humana, muito menos entendimento científico. Nicodemos queria entender, porém Jesus mostrou-lhe um exemplo bem claro, justamente para provar-lhe que é uma questão de fé, não há como entender:

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8
Você ouve e sente os efeitos do vento, mas nada mais pode saber sobre ele, só Deus.

É preciso crer no milagre da verdadeira conversão.

Muitos sofrem lutando contra a própria natureza, isto é, estão convencidos do evangelho, mas isso não é suficiente para provocar mudança interior.

Impossível!

É necessário render-se ao NOVO NASCIMENTO:
A VERDADEIRA CONVERSÃO AO SENHOR JESUS.
Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10:9
Soli Deo Glória
São Sebastião, Litoral Norte - SP


13 comentários:

  1. Pr. Carlos, a Paz do Senhor.

    Realmente, não são poucas essa inversão de valores entre estar convencido e ser convertido.

    "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é" - 2 Co 5:17a

    A conversão nos leva a alturas muito maiores; com ela os céus se descortinam e adquirimos outra cidadania; Cidãdão dos céus. Adquirimos também outra filiação: Filhos de Deus e co-herdeiros em Cristo.
    Para que essas mudanças aconteçam é-nos exigidos alguns requisitos, dentre eles o arrependimento, a justificação, a regeneração, a santificação e por fim alcançamos a Salvação - gerado denovo.
    Para que tudo isso possa se processar, bastam uma coisa: Crer em jesus como único e suficiente Salvador, com siceridade de coração.
    "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" - 1 Pe 1:23


    Fraternalmente,
    Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou o webmaster do endereço www.fevirtual.org, mantido por alguns irmãos da cidade de Borborema-SP, meu objetivo do contato é verificar se vocÊ tem interesse em trocar link, caso tenha por favor,entre em contato através do formulário do site. O link será mostrado na categoria "Links" do site ok.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Pastor quero louvar a Deus por sua vida e por essa Palavra que Deus colocou em seu coracão, tive a liberdade de copiar e colocar em nosso saite para que vidas venha ser alcançadas que Deus abenções o Sr.
    Bispo Agenor Romao
    www.iebetel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Bispo Agenor Romão!
    Grato pela visita ao meu blog, bem como pelo comentáio.
    Quanto a tudo que estiver aqui, pertence ao Reino de Deus, pode usar à vontade.
    Os erros são meus, quanto aos acertos, o mérito pertence ao Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  5. PASTOR CARLOS!
    A PAZ DO SENHOR!!!

    UMA BENÇÃO DE PALAVRA VERDADEIRAMENTE TEM MUITA GENTE "CONVENCIDO" JURANDO QUE ESTÁ "CONVERTIDO" E É SÓ PASSAR POR ALGUMA CITUAÇÃO QUE LOGO EXPLODE DÁ ESCANDALO, MAU TESTEMUNHO ETC. POIS NA VERDADE SÓ ESTAVA CONVECIDO DA CONVERSÃO E NÃO CONVERTIDO DE VERDADE!

    QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO E O USANDO !!!

    ABRAÇÃO PASTOR!!!

    Pb. ANDERSSON O. ASSIS
    AD CUBATÃO COTA 95

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa mensagem! Vemos que o convecimento engana, pois o homem acredita em uma justiça própria.

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caro Pastor Carlos Roberto,

    Paz do Senhor. Muito bom esse seu post. Lembrei-me das palavras do John Piper, que podem ser ouvidas no http://www.youtube.com/watch?v=b_7AsRg1T1Q
    Têm tudo a ver.

    Um abraço
    Pr Paulo Silvano

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pastor Carlos pela postagem. Há muitos que ignoram onovo nascimento, como diria um amigo meu, são "espirituosos" mas não "espirituais". Deus o abençoe e que mais mensagens abeçoadas apareçam no blog.
    Abraços e Paz do senhor!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo esclarecedor artigo, pastor Carlos Roberto!

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  10. Caros copmentaristas:
    Pb. Gilvan Paz,
    Pb. Anderson Assis,
    Gutierrez,
    Vítor Leonardo,
    Pr. Ciro Zibordi e
    Pr. Paulo Silvano!
    Muito grato pelas visitas ao meu blog, bem como pelos comentários que enriquecem este singelo trabalho.

    Ao Pastor Paulo Silvano, muito obrigado pela contribuição.
    Estarei postando o link.
    Um abraço a todos.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Pastor Carlos

    Gostaria de lembrar que a Palavra de Deus nos informa que o Espírito Santo é quem CONVENCE o homem do seu pecado. Portanto, quando alguém está convencido que é pecador ela já está em contato com o misericordioso amor de Deus. Oremos para que tal pessoa tome a decisão certa.

    E sobre o novo nascimento, diz a Palavra, também, que alguém que aborrece o seu irmão (mesmo que tenha nascido de novo) tem nome de vivo mas está morto.

    Duras palavras...Porém são bíblicas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Caro Elizeu Gomes!
    Obrigado mais uma vez por visitar e comentar neste blog.
    Concordo plenamente que é Espírito Santo que convence o homem do pecado.

    O texto lembrado pelo irmão em seu contexto diz o seguinte:

    E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. João 16:8-12

    O trabalho do Espírito Santo é completo:
    Convencimento acompanhado de arrependimento e conversão.

    O convencimento ao qual me referí, só para esclarecer, é aquele que leva a pessoa a entender o evangelho como uma boa coisa, algo correto, ou seja, politicamente correto, um bom negócio, porém, não o leva a uma decisão, ou seja, ter mudança de atitudes.

    Por isso a Bíblia diz:

    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:21-23

    O convencimento que parte do Espírito Santo é completo e não pode ser visto apenas como um bom começo, pois melhor do que começar bem e terminar bem.

    Quanto aqueles que nasceram de novo e deliberadamente ignoram a Palavra de Deus, só posso lamentar. O escritor da carta aos Hebreus, exortando os crentes a perseverarem na fé disse:

    Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
    Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:26-31.

    Esta Palavra é para todos, digo eu, a partir de mim.

    O fato de amarmos nosso irmão e orarmos por ele, não nos tira a responsabilidade de cumprirmos o conceito bíblico de mutualidade cristã também na área da exortação.

    A correção à Luz da Palavra de Deus, não pode trazer constrangimentos ou dissenções entre os irmãos, senão vejamos:

    Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as
    repreensões da correção são o caminho da vida. Provérbios 6:23

    Aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais do que o ouro fino escolhido. Provérbios 8:10

    O caminho para a vida é daquele que guarda a correção, mas o que abandona a repreensão erra. Provérbios 10:17

    O que ama a correção ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é um bruto. Provérbios 12:1

    E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, enão desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:5-11.

    Elucidando sua valiosa citação bíblica: no meu entender, o aborrecer meu irmão, refere-se a levar constrangimento ao meu próximo, com atitudes anti-bíblicas e anti-cristãs.
    Aí sim, entendo que a pessoa tem o nome de vivo, porém está morto.

    A oração é a nossa ferramenta espiritual que deve ser usada sempre, porém o remédio vivo e eficaz que traz regeneração é a Palavra de Deus e tem que ser usada, não com ódio e rancor, mas com amor e firmeza.

    Quem ama a Deus e ao seu irmão, não se constrange com a Sua Palavra, mas a guarda e procura cumpri-la, arrependendo-se quando por tentação, fraqueza ou desconhecimento não o faz.

    Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
    I João 2:5

    Um grande abraço,
    No amor do Mestre e firmado na Sua Palavra!
    Com sincera amizade cristã,
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  13. Pr. Carlos

    Paz do Senhor.

    Belo artigo, esclarecedor, atual e bastante claro no que diz respeito a nossa condição pessoal, pois um dia ouvimos a palavra nos convencemos de que era verdadeira e nos convertemos ao evangelho que transforma e tivemos a experiencia do novo nascimento, não o carnal, mas o espiritual.

    Fica na Paz. parabens + uma vez.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...