terça-feira, 11 de abril de 2023

AZEITE PURO, ADITIVADO OU CACHAÇA?



AZEITE PURO, ADITIVADO OU CACHAÇA? - Publicado originalmente aqui mesmo em 29.08.2007



Ainda estou impactado com a mensagem pregada pelo Pastor Ubirajara Crespo, na última segunda-feira, dia 27, durante o Culto de Posse da Diretoria da UNIPEC aqui em Cubatão, em uma reunião de pastores, com participação eclética, que variava de tradicionais históricos a pentecostais e neopentecostais.

Deixando de lado toda a questão solene que transcorreu dentro do planejado, o louvor que tocou nossos corações e as justas homenagens prestadas pela instituição aos seus colaboradores, não posso deixar de comentar o laço estratégico, no bom sentido, preparado por Deus para aquela reunião.

Foi como o pai de família que, aproveitando o fato de todos estarem reunidos em um dia de aniversário, não perde a oportunidade de fazer uma reunião para "lavar a roupa da família", e diga-se de passagem, colocar as coisas em ordem.

A espada da Palavra cortou para todos os lados, não escapou ninguém. O pastor Ubirajara Crespo foi o homem certo, usado por Deus na hora certa, no lugar certo e para as pessoas certas.

Vale ressaltar que Ubirajara Crespo vem de linhagem tradicional histórica, porém, por ter sido alcançado pelo mover sobrenatural do Espírito Santo, navega hoje em águas pentecostais, portanto, falou com conhecimento de causa e sem constrangimentos.

Você deve estar se perguntando:
O que tudo isso tem a ver com esse título esdrúxulo?
Não se preocupe, daqui a pouco eu digo!

O texto ministrado foi o de Zacarias 4: A quinta visão - O castiçal de ouro e as sete lâmpadas.

A restauração da nação passa pela restauração do templo.

Resumidamente, a mensagem versou sobre a unidade ideal da Igreja e a colcha de retalhos em que a transformamos, quando a bem da verdade, a mesma deveria ser vista pelo mundo como um só pano, por inteiro.

A espada cortou exatamente no ponto nevrálgico da questão; na supervalorização dos detalhes particulares, ou seja, nas questiúnculas denominacionais, em detrimento do principal conteúdo que nos une.

A Palavra trouxe à tona o quanto nos digladiamos; a partir do estilo de saudação, liturgia, formas administrativas e outras amenidades, mas que na verdade, transformam-se em barreiras intransponíveis no dia a dia.

Não nos conformamos com o óleo puro do Espírito Santo emanado diretamente do trono da graça de Deus mas, para marcar nosso diferencial, oferecemos à Igreja os "aditivos denominacionais", na verdade, invencionices e modismos que criamos para justificar nossos próprios motins, rebeliões e motivações escusas. Algumas dessas motivações, inicialmente acobertadas pela humildade de todo começo, revelam-se com o crescimento do novo grupo religioso, quando vem à tona o orgulho, a soberba, o desejo de comando material, financeiro e político. Amigos, a espada esmiuçou tanto, que chegou às raias daqueles que vendem as almas das ovelhas, digo, os votos do rebanho, no estilo por cabeça, de porteira fechada.

Pura bobagem!

O azeite puro como o ouro, não precisa ser aditivado com nossos próprios ingredientes. É suficientemente capaz para realizar sobrenatural de Deus na Sua Igreja.

Mas e a cachaça, onde fica?

Pior do que aditivar, Ubirajara Crespo levou-nos a meditar naqueles que estão vendendo gato por lebre, ou seja, em vez de óleo do Espírito, estão injetando combustível falso na Igreja, isto me fez sentir o cheiro das heresias tão comentadas ultimamente, principalmente nos arraiais da blogosfera cristã.

O Pastor Ubirajara contou-nos um exemplo de singular simbologia que passo a relatar:

Quando era professor no Seminário, fez uma viagem com seus alunos à cidade litorânea de Caraguatatuba. Isto se deu na época do racionamento de combustível, quando os postos fechavam às 10 da noite. Quando perceberam, havia acabado o álcool combustível da perua Kombi e os postos já estavam fechados. Ubirajara, como líder precisava achar uma solução, quando então teve a idéia de comprar quatro litros de cachaça e colocar no tanque da Kombi. Originalmente a idéia foi maravilhosa, pois a cachaça contém álcool, tem o cheiro do álcool e até mesma cor. Todos se maravilharam! Assim acontece também com as heresias, no princípio tudo são flores. Muito bem, colocaram a cachaça na Kombi, ligaram o motor que pegou na hora, fez um belo barulho, todos se alegraram e entraram na Kombi, só que o carro não andou cem metros e o motor morreu.

É isso que acontece quando ministramos combustível falsificado. Há barulho, falsa alegria, mas a coisa não anda, não sai do lugar. Criamos uma falsa expectativa daquilo que não vai acontecer. Fala-se de cura, mas não tem cura, de libertação, mas não tem libertação. Falsa propaganda gerada por um combustível falsificado.

Diante do exposto, fomos aconselhados a não inventarmos nada, não criar nada mas, simplesmente voltarmos às bases, ao óleo puro do Espírito, sem aditivos ou falsificações.

Deus nos colocou na roda, tradicionais históricos e neopentecostais, calvinistas e arminianos. A espada mexeu desde os rebuscados sermões teológicos aos gritos pentecostais vazios de poder, da fria liturgia tradicional aos místicos amuletos neopentecostais.

Que coisa boa, ninguém saiu do templo apontando o dedo, teve carapuça para todos. O bom da Palavra ministrada com unção, sob a revelação do Espírito Santo, é exatamente isto. A gente apanha, sente dor na alma, bem lá no cantinho entre a alma e o espírito, e ainda chora de alegria, e, se for pentecostal sai falando em línguas estranhas.

"Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor" - Zacarias 4:6

Foi o que aconteceu segunda-feira.
Muito obrigado Senhor!

Continue abençoando e usando Seu servo Ubirajara Crespo.

15 comentários:

  1. Pr Carlos

    Convide o Pr Ubirajara Crespo para fazer parte da Blogsfera Evangélica. Noto que ela está se tornando, apenas, assembléiana.

    Nada contra a Assembléia de Deus, mas gosto mais do organismo espiritual ( Igreja com "i" maiúsculo), do que da organização (igreja com "i" minúsculo).

    Se o trouxer será grande ganho para o espaço virtual.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Kharis kai eirene.
    Pastor Carlos é a primeira vez que post em seu blog, fruto do e-mail que o caro companheiro enviou-me. Estarei outras vezes em seu blog, visitando e comentando.
    Um abraço
    Pr. Esdras Bentho

    ResponderExcluir
  3. Pr. Carlos

    Procurei o seu blog tendo em vista nosso encontro casual ontem, e lendo este artigo, voltei a alegrar-me pelo teor da mensagem do Pr. Ubirajara.
    Há muito tempo que a igreja vem andando por caminhos tortuosos, movida na grande maioria das vezes por questões banais, que nenhum proveito trazem ao corpo de Cristo.

    Oro a Deus para que sejamos uma voz que proclama a verdade divina em meio à Babel evangélica q hoje vivemos.

    Em Cristo

    Pr. Mauro Veiga
    mauro-veiga@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pr.Carlos
    A paz do Senhor Jesus! Que benção saber que o Espirito de Deus comandou esta reunião do começo ao fim,realmente precisamos estar em alerta com tods estas novidades que nos rodeia sem nos deixar contaminar o fogo ta meio contaminado,mas agradeço a Deus por homens que estao sempre prontos para ouvir o que Deus tem a dizer e nos passar .aproveito tbm para parabeniza-lo pela eleição mais uma vez que Deus continue lhe abençoando e nos dando a oportunidade de estar ao seu lado nesta luta .Um grande abraço de sua irmã em cristo.

    ResponderExcluir
  5. Mensagens assim é que edificam de verdade.
    Jesus em primeiro lugar, depois as igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Cara irmã e amiga Beth!
    A Paz do Senhor!
    A Igreja foi fundada pelo Senhor Jesus e pertence a dEle.
    O problema é que precisamos ver a Igreja com um todo, como disse o pastor Ubirajara, um pano completo e não uma colcha de retalhos.
    Precisamos respeitar as diferenças internas em cada denominação, e valorizarmos o principal conteúdo que é a Palavra de Deus.
    Muito obrigado pelo comentário no meu blog.
    Seja sempre bem vinda e divulgue para sua lista.
    Um grande abraço!
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão e amigo Elizeu Gomes!
    Já fiz o convite ao Pastor Ubirajara Crespo!
    Se vier, será uma grande soma para a blogosfera!
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  8. Pelo que li, a mensagem o pastor Ubirajara foi de equilíbrio. Tema esse que deve ser explorado no meio evangélico.
    Um abraço pastor Carlos.

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a palavra, pastor Carlos,
    Infelzimente equilíbrio é que falta pra a igreja e principalemnte para muitos pregadores Cristãos.
    Que Deus o abençoe grandemente.
    OBS: fiquei sabendo através do artigo do pator Germano a noticía que o mensageiro da Paz não citou o seu blog, o que acho que foi uma "Injustiça" no bom sentido. Abraços pator e Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo e pastor Carlos:

    Pelo que percebo de sua análise, o pastor Ubirajara Crespo foi muito feliz em sua mensagem! O problema é exatamente esse: os "aditivos" que deformam completamente a Palavra de Deus!

    É óbvio que a diversidade não pode ser ignorada no meio evangélico. Mas quando os fundamentos se alteram, a casa cai!

    Costumo usar, como ilustração, a forma de jogar futebol. Todos sabem que, basicamente, esse jogo se joga com os pés, com 11 jogadores de cada lado, tentando fazer gol no time adversário. Conhecemos, ainda, as regras que punem o jogador por falta, permite as saídas pelas laterais, os escanteios, o tiro de meta, e assim por diante.

    Esses são os fundamentos, na linguagem que os próprios técnicos utilizam. Se o jogo é com a mão, nunca será futebol. Pode ser uma das duas opões: basquetebol ou handebol. E se alguém quiser inventar um jogo onde se use apenas a cabeça (no sentido físico, e claro!), quem sabe não nasça aí o "cabeçobol?"

    Tudo isso para dizer que esses fundamentos forem mudados, o futebol terá de mudar de nome pois não será mais futebol! Mas e a diversidade, aonde fica? Nas táticas adotadas pelos técnicos, que implicam em diferentes posicionamentos em campo, nas vestimentas de cada time, nas diferentes habilidades dos jogadores, e por aí vai! Nada disso muda o futebol!

    Mas se alguém disser: "vamos tirar as traves" ou "acabemos com a função de goleiro", ou, ainda: "O gol contra daqui para frente valerá para o time do jogador que fez o gol", estes serão os "aditivos" que desfigurarão o futebol.

    Tudo isso para afirmar que o pessoal está indo muito além da diversidade: estão alterando os fundamentos com esses "aditivos" que travam o motor do carro!

    Que bela mensagem, a do pastor Ubirajara Crespo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de mensagem! Se Deus me desse a oportunidade de estar nesse evento...huuuuuummmm Mas Ele sabe o que faz!
    Seu point tá 10. Continua assim, pastor! Tá faltando pastores esse palavrão na mente. É: interdenominacionalismo!

    :)

    Bia

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos!
    A Paz do Senhor!
    Obrigado aos comentários do amigo Elizeu Gomes, Pr.Esdras Costa Bentho, Pr. Mauro Veiga, Vagna Crsto, Elizebth, do amigo Gutierrez do Teologia Pentecostal e ao Vitor Leonardo do GQL.
    Vítor não se preocupe,estamos aqui para somar com todos.
    Os nomes citados no MP realmente merecem o destaque!
    Ao Pastor Geremias do Couto, cabe-me acrescentar que o seu comentário completa sobejamente qualquer análise feita anteriormente. É como se o senhor tivesse ouvido a mensagem.

    ResponderExcluir
  13. Olá Bia!
    A Paz do Senhor!
    Muito obrigado pela visita!
    Sou assembleiano de nascença e tenho essa questão denominacional bem resolvida.
    Entendo no entanto, que a obra de Deus é plural, eclética e a graça de Deus é multiforme.
    É necessário que sejam respeitadas as diferenças periféricas, porém, quanto ao principal, o limite é a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  14. A paz pastor, realmente foi maravilhosa a colocação do pastor Ubirajara, que Deus continue abençoando a vida dele. Realmente as pessoas estão inventando coisas para chamar paltéia, bem da verdade e não vemos Deus no lugar, porque tem tanta gente que vai buscar somente revelação e visão( e somente aquela que lhe agrada é que é de Deus)que Deus não consegue nem estar nesses lugares. Um povo doente espiritualmente. Amei o blog do irmão, que Deus abençoe em nome de Jesus! Visite o meu, estou só começando!!

    ResponderExcluir
  15. Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
    Abs!
    Faculdade Teológica

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...