domingo, 6 de maio de 2007

...E a Pedro - (parte I)

"Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse". Marcos 16:7

Intrigante essa colocação do anjo, e a Pedro.
Porque essa preocupação e distinção, em mandar avisá-lo nominalmente?
Porventura seria Pedro o melhor de todos?
Acredito que não, quem sabe João pelo seu amor, pudesse encaixar-se melhor nessa condição. Seria então o pior?
Também não acredito, quem sabe Tomé pela sua incredulidade pudesse encaixar-se nesse perfil, uma vez que Judas já havia se enforcado.

O certo é que, durante o ministério de Jesus, Pedro foi o discípulo de maior iniciativa em cada situação, portanto foi também aquele que mais se expôs, senão vejamos algumas situações:

1 - Perguntava em nome de todos o que não entendiam. Mateus 15:15, 19:27, Marcos 11:21, Lucas 12:41 e João 13:6-9.

2 - Tomava a iniciativa de responder ao Mestre em nome dos demais. Lucas 8:45

3 - Recebera do Mestre o Título de Profeta de Deus. Mateus 16:17-18

4 - Tomou a iniciativa de repreender o Mestre, e por isso mesmo foi duramente repreendido com palavras de exorcismo, proferidas por Jesus na frente dos demais. Mateus 16: 22-23

5 - Quando tentou ser generoso no monte da transfiguração, também o foi em nome de todos. Mateus 17:1-4

6 - Quando os fiscais foram cobrar os impostos de Jesus, abordaram Pedro, mas não era Judas o Tesoureiro do Ministério? Mateus 17:24

7 - No Monte das Oliveiras quando todos dormiram, ainda que estavam Pedro, Tiago e João, Jesus chamou à atenção nominalmente de Pedro. Mateus 26:27-40

8 - Pedro sempre foi comissionado e reconhecido em posição de Liderança nata. Marcos 1:36 – Lucas 22:8 – João 21:3 – Lucas 24:33-34

9 - Pedro, por seu temperamento explosivo, foi o único que tomou a iniciativa de defender a Jesus com mão de ferro. Mateus 26:52, Lucas 22:49-50, João 18:10-11, Lucas 22:51.

10- Por suas atitudes, Pedro estava tão atrelado, exposto e comprometido com o Mestre, que não tinha como se esconder. João 18:26, Mateus 26:73, Marcos 14:66-67.

11- Mesmo Jesus tendo profetizado que Pedro o negaria, e ele tendo jurado que não faria isso, sentou-se de longe para ver o fim, disse que não o conhecia e, depois de cair em si, só restava-lhe chorar amargamente. Mateus 26:58, 26:75, João 18:25.

Porque Pedro chorou amargamente?

- Traiu seu Mestre.
- Viu seus sonhos frustrados.
- Jogou por terra, toda a liderança conquistada diante dos companheiros.
- Com uma única frase: “Não o conheço”, jogou fora toda a confiança n’ele depositada.
- Quem esteve presente em todas as horas, jamais poderia dizer “Não o conheço”, principalmente quando o Mestre mais precisava.
- O pior; Jesus havia profetizado que isto aconteceria e Pedro nem para vigiar.

As situações aqui descritas deixam claro que, o próprio Pedro colocou-se em posição de desafeto e persona non grata. Não se via mais entre os discípulos. Ainda que Jesus chamasse a todos, ele mesmo se auto disciplinara, considerando-se fora do colégio apostólico, tal era o auto reconhecimento da sua falta.

Se não fosse chamado nominalmente, Pedro jamais teria coragem de enfrentar o Mestre cara a cara. Como os adolescentes nos dias de hoje, Pedro teria colocado um ponto final: "FUI".

A frase do anjo: avisai aos discípulos, e a Pedro, inaugurou na igreja neotestamentária, o conceito da graça restauradora, inclusive para líderes. Pedro sentiu que não estava fora, não havia sido esquecido, ainda estava nos planos e nos projetos do Senhor para sua Igreja.

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. II Timóteo 2:13

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. II Coríntios 12:9

Porque, ainda que tenha sido crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós. II Coríntios 13:4

Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E, por esta causa, deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. Hebreus 5:1 a 4

O chamamento nominalmente por Pedro tinha o conceito de que Jesus não viu somente quando o negou, mas também presenciou o choro amargo do seu arrependimento, e por isso mesmo o chamava para restauração, para um concerto, para o perdão e para continuação da obra que havia sido iniciada.


2 comentários:

  1. Essa abordagem revela um lado perspicaz do autor do blog, haja vista identificar um detalhe tão sutil, mas rico em significação.

    Deus o abençoe, pastor Carlos. Que o Senhor continue lhe dando sabedoria para nos ensinar por meio de seus textos.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu já tinha abordado essa pequena frase, mas nunca tinha descido a detalhes, que por serem sutis da palavra são tremendos. Parabéns por sua perspicácia.
    É o caso do meu post sobre Marcos 10:28-30, onde se dá o seguinte diálogo:
    Pedro - Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
    Jesus - Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, COM PERSEGUIÇÕES; e no século futuro a vida eterna.
    O poço é fundo e tem dessas coisas...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...